Pouca gente se dá conta, mas atividades simples da cozinha do dia a dia nada mais são do que processar, de alguma forma, os alimentos. É parecido com o que faz a indústria, só que em grande escala e aplicando tecnologias desenvolvidas ao longo de décadas de estudos e pesquisas. Para levar ao público as curiosidades sobre as aplicações da ciência de alimentos, a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) lançaram o programa “Processamento de Alimentos para Curiosos”.

“Apesar de fazer parte da história e ter evoluído junto com a humanidade, o processamento de alimentos ainda desperta muitas dúvidas e curiosidades. Será que o processamento destrói as propriedades nutricionais dos alimentos? Essa é uma das dúvidas mais comuns, que está ligada ao desconhecimento sobre os processos de produção e à dificuldade de entendimento da linguagem técnica e científica. Por isso a importância desse projeto, de levar essas informações de maneira didática para as pessoas”, afirma João Dornellas, presidente executivo da ABIA.

“A principal contribuição do projeto é levar a ciência ao público para fora da universidade, e levar o conhecimento sobre processamento e conservação de alimentos para fora das indústrias. O Brasil produz muita ciência, e com qualidade altíssima. Mas ainda não conseguimos divulgar todo esse conhecimento de forma ampla. Além disso, tenho a impressão de que poucos sabem que a indústria de alimentos, assim como as indústrias de outros setores, usa conhecimento científico em cada etapa de seus processos, e é isso que permite a produção de alimentos seguros, saborosos e saudáveis”, conta o professor doutor Julian Martínez.

“Contribuímos quando conseguimos passar informações simples, objetivas e fidedignas sobre os alimentos e seu processamento e conservação. Em um futuro próximo, nossa expectativa é poder consultar a sociedade sobre temas a serem abordados, como uma forma de aumentar nossa capacidade de alcance e esclarecimento”, explica a engenheira de alimentos e professora doutora da FEA, Mirna Gigante.

Se inscreva no canal do YouTube da FEA para conhecer a primeira temporada e acompanhe os próximos episódios: https://youtu.be/oveQJ9g1kzI

Nossas Associadas