por Abia

ABIA completa 55 anos

Principal interlocutora da indústria de alimentos com a sociedade, a Abia comemorou 55 anos de intenso trabalho pelo setor da alimentação no Brasil

A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) completou, em 30 de outubro, 55 anos de história. Com a missão de ser a principal interlocutora da indústria de alimentos com instituições públicas e privadas, órgãos internacionais e com a sociedade, a Abia representa 70% do setor, em valor de produção.

Com um faturamento de R$ 642,6 bilhões em 2017 e 1.6 milhão de empregos diretos gerados ano passado, a indústria da alimentação é representada por 35,6 mil empresas no Brasil e é a maior empregadora da indústria da transformação. É responsável por 58% do processamento da produção agropecuária do País, além de exportar alimentos para 150 países, totalizando 18% das exportações totais brasileiras.

Dentre as principais conquistas da Abia destacam-se a estruturação dos departamentos Jurídico, Técnico e Econômico, que se tornaram ferramentas importantes de suporte para o desenvolvimento do setor, tanto no mercado interno quanto externo.

Acordos de redução voluntária

Além de investir constantemente em pesquisa e inovação, o setor tem outras ações e frentes de trabalho que contribuem para uma alimentação cada vez mais saudável e equilibrada. Desde 2008 a Abia mantém um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde para a melhoria constante do perfil nutricional dos alimentos, com projetos que retiraram mais de 310 mil toneladas de gorduras trans e 17,4 mil toneladas de sódio dos alimentos industrializados, por exemplo.

O Plano de Redução de Sódio contou com 4 termos de compromisso, envolvendo 35 categorias de alimentos. A meta é a retirada de 28,5 mil toneladas de sódio até 2020. Atualmente, Abia e Ministério da Saúde trabalham no Plano de Redução de açúcares, com metas para redução em 23 categorias de alimentos industrializados.

O objetivo do acordo é contribuir voluntariamente para a redução do consumo de açúcares pela população brasileira para menos de 10% do total das calorias diárias ingeridas, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Rotulagem Nutricional

A revisão das normas de rotulagem nutricional dos alimentos industrializados está na agenda da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em 2014, a Agência criou um grupo de trabalho para debater o tema, do qual a Abia participou, representando as indústrias de alimentos.

Desde então o setor participa ativamente do processo e defende a adoção de um modelo de rotulagem nutricional que ofereça ao consumidor brasileiro as informações necessárias para fazer escolhas alimentares com autonomia e consciência, de acordo com suas características e preferências individuais.

Com esse objetivo, como integrante da Rede Rotulagem, a Abia propõe um modelo no qual as informações nutricionais são apresentadas na parte frontal das embalagens, de forma clara e objetiva, com destaque para as quantidades de açúcares, gordura saturada e sódio indicadas com base na porção usualmente consumida e também na porcentagem relativa a uma dieta diária de 2.000 kcal.

Nesse modelo, as informações sobre os nutrientes são reforçadas pelas legendas ALTO, MÉDIO ou BAIXO em letras maiúsculas e a utilização de cores (vermelho, amarelo ou verde) aplicadas sobre fundo branco, para facilitar a legibilidade e a compreensão das informações.

O modelo foi desenvolvido com base em evidências técnicas, na análise de soluções adotadas em outros países e em revisão bibliográfica realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA), da UNICAMP.

 

Destaques da Indústria da Alimentação

É a maior produtora e exportadora mundial de suco de laranja.
É a maior produtora mundial de carne e segunda maior exportadora.
É a maior produtora e exportadora mundial de açúcar.
É a segunda maior exportadora mundial de café solúvel.
É a segunda maior exportadora mundial de óleo de soja.
É a segunda maior exportadora mundial de alimentos processados (em volume).



Felipe Santos - (11) 3643-2783/98405-7928
[email protected]

Debora Vieira - (11) 4084-4850/98558-8024
[email protected]

Compartilhar