por Abia

Webinar reuniu especialistas em negócios do Brasil e de países árabes

São Paulo – As possibilidades para explorar o mercado árabe podem estar muito além do já conhecido polo dos Emirados Árabes Unidos. Especialistas em negócios de diferentes setores e países citaram que as portas estão se abrindo cada vez mais para as mulheres empreendedoras em nações como o Marrocos, Kuwait e Arábia Saudita. As informações foram compartilhadas durante o webinar “Desafios e oportunidades para mulheres fazerem negócios com os países árabes”, na última quarta-feira (16). O evento virtual foi realizado pelo comitê feminino Wahi – Mulheres que Inspiram, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e pelo grupo Women Inside Trade (WIT).

Além de Grazielle Parenti, presidente do conselho diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, também participaram do evento, Karen Jones, chefe de operações do escritório para Oriente Médio e Norte da África da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Kellen Amorim, estrategista em Comunicação e Posicionamento de Marca Pessoal e Lideranças Femininas. A empresária Cecilia Araujo, da Vitta Gold, que tem forte presença no Egito, também participou contando sua experiência neste mercado.

Dentro da programação do webinar, a Câmara Árabe promoveu, ainda, uma enquete que, entre outros dados, revelou que 67% das mulheres que acompanharam o evento se sentem confortáveis em viajar à região árabe. A maioria delas (76%) também disse nunca ter declinado uma negociação por enfrentar barreira cultural. Para a gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, os números mostram um avanço e incentivo para as mulheres que pensam em iniciar negócios com nações árabes. “O objetivo do evento é justamente o de quebrar barreiras para construir ideias e oportunidades. É importante ter esses exemplos. Foi muito rico o que vocês trouxeram para nós”, concluiu Baltazar.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, também marcou presença no evento. “Falar sobre desafios e oportunidades para mulheres que fazem negócios com países árabes é muito importante. Isso está sendo trabalhado na Wahi e estamos tendo colaboração do WIT. Gostaria de agradecer todas que estão aqui”, disse.

A diretora da Câmara Árabe e do Wahi, Claudia Haddad, encerrou o webinar convidando a todos para o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que ocorrerá de forma digital em outubro, e deixou uma mensagem. “A mulher árabe, diferente do que se imagina por aí, sempre teve papel fundamental, pois é ela quem controla a família. Sendo assim, não é difícil vê-la à frente dos negócios. O tema do webinar trouxe muita sinergia entre o Wahi e o WIT, de onde com certeza irão surgir mais assuntos e ações”, concluiu Haddad.

Veja a matéria completa: https://anba.com.br/alem-dos-emirados-executivas-apontam-mercados-promissores/

Compartilhar