por Abia

Webinar ABIA, Apex e Consulado da Índia

ABIA, Apex e Consulado da Índia promovem webinar sobre oportunidades de negócios para a indústria brasileira de alimentos no país asiático

Com a expectativa de se tornar a terceira maior economia do mundo em 2030, a Índia se apresenta como um mercado com imenso potencial para a indústria de alimentos brasileira em todos os segmentos, já que conta somente com sete delas instaladas ali. Este foi o cenário apresentado durante o webinar ‘Oportunidades de comércio e investimentos para a indústria brasileira de alimentos na Índia’, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e pelo Consulado Indiano em São Paulo, com o apoio institucional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Invest Índia e o Ministério da Indústria de Alimentos da Índia, no último dia 17 de novembro.

Amit Kumar Mishra, Consul Geral da Índia em São Paulo, fez a abertura dando   boas-vindas e destacando as relações amistosas entre os dois países.

A presidente do Conselho Diretor da ABIA, Grazielle Parenti, apontou que as exportações brasileiras de alimentos industrializados para a Índia representaram apenas 4% das importações indianas. “Temos um longo e promissor caminho nas relações com a Índia. Percebemos oportunidades tanto no varejo alimentar quanto no food service e temos muitas empresas com potencial de exportação. Sabemos que há desafios na logística, por exemplo, mas isso também pressupõe oportunidade”, disse.

Amit Manohar, diretor da Invest India, destaca que para 2021 a indústria de processamento de alimentos está avaliada em US$ 535 bilhões com uma taxa de crescimento prevista de 8%. Já o mercado de alimentos prontos para o consumo chega a US$ 900 milhões, com crescimento de 16% e o varejo deve atingir US$ 1,2 trilhão, com alta de 11,6%. As exportações registram o montante de US$ 32,7 bilhões em 2019-20.

O especialista em investimentos da Invest Índia, Ayush Pagaria, destacou que aplicações de recursos robustos em infraestrutura, manutenção do ritmo de crescimento do PIB e com cerca de 700 milhões de pessoas situadas nas classes A, B e C, a Índia se tornou a economia com crescimento mais rápido do G20 e a número três por Paridade de Poder de Compra (PPP).

Com o segundo maior número de usuários de Internet e startups, o país está abrindo caminho para o crescimento futuro e a ascensão das classes sociais. Além disso, a mudança dos hábitos de consumo do indiano, que passou a comprar alimentos mais ocidentalizados, aspecto somado à relação amigável entre os dois países e o know how da indústria brasileira resultam em um mercado interessante.

Também participaram do evento Vinícius Estrela, representante do escritório Apex na região Sudeste, Suraj Mohan, Adido Comercial do Consulado Geral da Índia em São Paulo e a mediação ficou com Christiano Branco, Assessor Comercial do Consulado Geral da Índia em São Paulo.

Para obter mais informações sobre o conteúdo do webinar, as empresas interessadas podem contatar Christiano Branco, em São Paulo, no e-mail: [email protected].

SOBRE A ABIA

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), no cumprimento de sua missão -  promover o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de alimentos, por meio do diálogo, da ciência e da inovação, com respeito ao consumidor e em harmonia com a sociedade - reforça a importância de que suas associadas sigam as recomendações do Ministério da Saúde para a contenção da pandemia de Covid-19, disponíveis em https://coronavirus.saude.gov.br/.

Site: www.abia.org.br

Facebook      LinkedIn       Instagram

 

Mais informações à imprensa:

Gabriela Pomarino – (11) 99984-3345

[email protected]

Debora Vieira – (11) 4084-4850 / 97323-5230

[email protected]

Compartilhar