por Abia

Tetra Pak aposta no vídeo para terceira temporada de podcast sobre o setor de alimentos e bebidas

Com o objetivo de discutir tendências e transformações que têm ditado os rumos da indústria de alimentos e bebidas, a Tetra Pak lança em novembro a terceira temporada do podcast Caixas de Ideias, extensão do blog homônimo mantido pela companhia. De cara nova, a temporada é a primeira a ser apresentada no formato videocast e está disponível em todas as principais plataformas de streaming de áudio e no YouTube.

Enquanto a primeira temporada do projeto contemplou episódios focados em temas como tendências gerais da indústria, novas tecnologias, embalagens conectadas, mudanças de hábitos dos consumidores e demanda por soluções sustentáveis, a segunda e a terceira, focam em cases de parcerias inovadoras entre a Tetra Pak e diferentes startups e fabricantes que têm ditado o futuro da indústria de alimentos e bebidas. Os episódios trazem participações de especialistas da companhia e de líderes dos setores de embalagens, alimentos e bebidas.

Os podcasts se consolidaram nos últimos anos, especialmente no que diz respeito à disseminação de informações relevantes. Nesta temporada, fomos além e apostamos no videocast, um formato cada vez mais popular, com o objetivo de apresentar à indústria de alimentos e bebidas cases, tendências e insights relevantes para os negócios, estreitando a nossa parceria e ajudando fabricantes a atravessarem tempos de transformações rápidas e constantes nos hábitos de consumo”, comenta Patricia Bastos, Diretora de Comunicação Corporativa da Tetra Pak Brasil.

Confira os episódios da nova temporada:

  • 1: Babuxca: da ideia à gôndola

O primeiro episódio conta a história da BevBox, bebida pronta para consumo em caixinha, feita à base de gin e comercializada pela Babuxca. O produto foi desenvolvido a partir do Programa de Aceleração de Startups da Tetra Pak, com apoio da Plug and Play, uma das principais aceleradoras do Vale do Silício. O podcast percorre todas as etapas de sua criação e comercialização até a chegada às gôndolas brasileiras em setembro deste ano: pesquisas de mercado, desenvolvimento da fórmula, design de embalagens aplicação de metodologias de inovação conjunta, e sistema de envase.

Participantes:

  • Ricardo Martin, Gerente de Marketing da Tetra Pak
  • Daniel Chinzon, sócio da Babuxca

    2: Água na Caixa: Por que não em caixinha?

O segundo episódio percorre a história da Água na Caixa, startup que foi uma das pioneiras em disponibilizar água envasada em embalagens cartonadas. Com o objetivo de trazer inovação para o segmento de águas, a marca apostou em um design de embalagem diferenciado e em uma estratégia de marketing arrojada, que inclui eventos e forte presença nas redes sociais e busca posicionar a Água na Caixa não como um produto, mas como uma experiência marcada por inovação e sustentabilidade.

Participantes:

  • Rafaela Carvalho, Gerente de Marketing da Tetra Pak Brasil
  • Fabiana Tchalian, Cofundadora da Água na Caixa
     
  • 3: Co-packing: Por que fabricantes estão escolhendo este modelo de negócios

O terceiro episódio da temporada explora o co-packing, um modelo de negócios que acelera a inovação na indústria de alimentos e bebidas. O alto custo para o desenvolvimento de produtos e para a construção de unidade própria de produção é um dos principais desafios para empreendedores interessados em ingressar na indústria. Neste contexto, o copacking tem se consolidado como um novo modelo de negócios para fabricantes da indústria de alimentos e bebidas que não possuem unidades próprias de produção. Tendo a colaboração como palavra-chave, o modelo funciona da seguinte forma: um fabricante fornece a receita e os insumos para a produção, terceirizando toda a estrutura fabril para um copacker, empresa que possui a infraestrutura e equipamentos para atuar na fabricação e envase de alimentos de diferentes marcas.

Participantes:

  • Tiberio Jimbo, Diretor Comercial da Tetra Pak
  • João Gabriel Valverde, Diretor Comercial da Indústria de Alimentos Natural Brasil
     
  • 4: Piracanjuba: construindo um negócio de sucesso

O quarto e último episódio foca em estratégias para se construir um negócio de sucesso com destaque para a história da Piracanjuba, gigante do mercado nacional de lácteos, e nas diferentes inovações trazidas por ela ao setor. Entre elas, destacam-se a incorporação das embalagens em caixinha com tampas ao negócio da companhia em 2008, que tornou-se a primeira empresa brasileira a oferecer leite UHT em caixas com tampa, a disponibilização de produtos lácteos com alto teor de proteína (whey protein) e a criação dos disruptivos produtos Zero Lactose, que possibilitaram a consumidores intolerantes ao componente um consumo seguro de leite e derivados.

Participantes:

  • Luis Eduardo Ramirez, gerente de Marketing da Tetra Pak na Categoria de Lácteos
  • Luiz Claudio Lorenzo, Vice-presidente da Piracanjuba

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts Soundcloud e YouTube.

Sobre a Tetra Pak 

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Informações para a imprensa - JeffreyGroup Brasil  - Geral - tetrapak@jeffreugroup.com 

Compartilhar