por Abia

Sistema de Certificação Halal

A FAMBRAS Halal, pioneira em certificação Halal no Brasil, inovou mais uma vez e desenvolveu o Sys Halal, um sistema de rastreabilidade de certificação Halal que garante transparência, credibilidade e confiabilidade em todo o processo de certificação digital.

O Sys Halal pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet – computadores, tablets ou smartphones. É composto por três módulos: Certificação, Gestão e Controladoria e Rastreabilidade de Produtos – este último, uma facilidade especialmente para acreditadoras e consumidores finais. Eles poderão fazer a leitura do QR Code de um produto com certificação Halal e, desta forma, ter acesso às informações sobre o item em todas as fases produtivas – além de verificar a autenticidade do certificado Halal.

O evento de lançamento aconteceu on-line e reuniu autoridades e representantes de grandes empresas e associações. Estiveram presentes César Halum, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o senador Jean-Paul Prates, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes; Grazielle Parenti, vice-presidente Global de Assuntos Corporativos, Reputação e Sustentabilidade da BRF e presidente do Conselho Diretor da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos; Gunther Almeida Thofern, gerente executivo de relações internacionais da JBS-Seara; Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA e Antônio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes – ABIEC.

O encontro virtual teve como mestre de cerimônias o diretor de Relações Institucionais da FAMBRAS Halal, Delduque Martins e contou com um discurso de apresentação do vice-presidente Ali Zoghbi.

“Até o momento, não encontramos, em qualquer parte do mundo, um sistema semelhante ao nosso, capaz de informar, em tempo real, dados importantes sobre um produto certificado. E o resultado imediato não é apenas a satisfação deste consumidor, mas sobretudo, a comprovação da excelência do processo de certificação realizado por nós aqui no Brasil, conferindo ainda mais credibilidade às marcas envolvidas”, declarou Zoghbi.

Durante o evento, foram exibidos vídeos de apresentação que esclareceram a funcionalidade do sistema. Os participantes puderam conhecer o Sys Halal e parabenizaram a iniciativa da FAMBRAS Halal.

César Halum, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, exaltou trajetória da FAMBRAS Halal. “Nesses 42 anos, a FAMBRAS tem um histórico de credibilidade no Brasil e no mundo. Dentro do próprio Ministério, conversando com os demais secretários e afins, de relações institucionais, da defesa agropecuária, todos eles, têm, na FAMBRAS, um alto conceito.”

Antônio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes – ABIEC, lembrou que o Sys Halal é resultado de um longo tempo de trabalho.
“Hoje me considero particularmente muito feliz porque o Sys Halal vem coroar uma série de discussões que tivemos em vários países, e sempre comentávamos sobre a certificação on-line. Nós acompanhamos esse processo de crescimento gradativamente. A cada quatro quilos de carne vendida no mundo, um quilo provém do Brasil, então, fico muito feliz e tenho orgulho de fazer parte dessa evolução do setor.”

Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, ressaltou que o conceito Halal vai muito além dos preceitos da religião islâmica e o pioneirismo da FAMBRAS Halal. “Somos o maior produtor mundial de carne de frango Halal. Isso mostra o quanto se respeita a religião aqui no Brasil e o quanto o papel da FAMBRAS, que é pioneira na certificação e agora é pioneira com o Sys Halal, é importante. Isso faz com que a gente tenha credibilidade e confiança.”

Gunther Almeida Thofern, gerente executivo de Relações Internacionais da JBS-Seara, falou sobre a parceria de longa data com a FAMBRAS Halal.
“Nossa parceria vem de um longo tempo, são 42 anos de trabalho conjunto. O lançamento do sistema Sys Halal vem em um excelente momento, onde as plataformas estão cada vez mais convergentes, caminhando para um modelo de rastreabilidade e de total sincronia entre as cadeias.”

Grazielle Parenti, vice-presidente Global de Assuntos Corporativos, Reputação e Sustentabilidade da BRF e presidente do Conselho Diretor da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, comentou sobre a importância de um sistema como esse no cenário atual que exige inovação digital.
“Esse tema converge muito com nossa estratégia de Transformação digital na BRF, a gente entende que a questão da rastreabilidade, da transparência, da inovação, está  tudo conectado, não só para o consumido muçulmano mas para todos.”

O senador Jean-Paul Prates, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, declarou que o Sys Halal chega em um momento importante em meio à pandemia e que é fudanemental também para aprimorar as relações bilaterais entre o Brasil e os países árabes. “Toda essa rastreabilidade que o Sys Halal vai proporcionar é importante, inclusive para os não islâmicos, pois é uma forma de vida, uma forma de se alimentar, uma forma de conviver com o meio ambiente. Em um período de pandemia precisamos falar disso, porque com certeza a origem e a forma do consumir e criar animais é uma das causas do que estamos vivendo. O mercado Halal já é um tema que o grupo parlamentar vem debatendo em suas atividades.”

O Sys Halal foi desenvolvido nos últimos dois anos e já está em funcionamento. Já foram emitidas mais de 15 mil certificações on-line. O grupo BRF e o Grupo JBS-Seara são alguns dos cases de sucesso desse inovador sistema.

Assista o vídeo.: https://www.youtube.com/watch?v=OLnE9AVrYMQ&list=PLx-8sNlyNKbzqhC0kyWYQso7NqSmKlygb

Matéria.: FAMBRAS Halal lança sistema de rastreabilidade de certificação Halal em evento on-line – Halal News

Compartilhar