Rumo à zero emissões líquidas de carbono, Grupo Bimbo utiliza 92% de eletricidade de fonte renovável
Grupo Bimbo, a maior panificadora do mundo, realizou a primeira Cúpula Global de Sustentabilidade, no México. A reunião contou com a presença dos principais atores da cadeia de valor da empresa. Nesse dia, a companhia trabalhou em colaboração com os seus principais parceiros de negócios para enfrentar os atuais desafios globais ao rever as melhores práticas, avaliar o avanço da estratégia de sustentabilidade e elaborar planos para iniciativas cooperativas, com o objetivo em comum de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050.
A companhia afirmou que, atualmente, 92% da sua eletricidade mundial provém de fontes renováveis como o sol e o vento. Dos 34 países onde a companhia está presente, 27 já operam com eletricidade 100% renovável. Recentemente, Brasil, Estados Unidos, México, Equador, Coréia do Sul, Guatemala, China - no negócio de Restaurantes de Serviço Rápido, Cazaquistão e Marrocos juntaram-se aos países que atingiram esta meta. Assim, o Grupo Bimbo confirma o seu compromisso no âmbito da iniciativa RE100 para alcançar uma operação 100% renovável até 2025.
“Em nossa jornada para nos tornarmos uma empresa mais sustentável, definimos metas e ambições concretas para tornar este mundo um lugar melhor para as gerações presentes e futuras. Nossa primeira Cúpula Global de Sustentabilidade nos permitiu compartilhar boas práticas e avanços para inspirar todos os participantes a continuarem trabalhando na preservação do nosso planeta”, comenta Daniel Servitje, Presidente e CEO do Grupo Bimbo.
"Embora a meta de emissões líquidas zero de carbono até 2050 seja muito ambiciosa, continuamos a dar passos firmes com o uso de eletricidade limpa e com nossa frota de entrega sustentável de mais de 5.000 veículos que utilizam combustíveis alternativos, dos quais 2.500 são unidades elétricas. Certamente, elevamos nosso nível para nos tornarmos uma empresa sustentável desde o design”, afirma Rafael Pamias, Diretor de Operações e Diretor de Sustentabilidade do Grupo Bimbo.
No âmbito deste processo de descarbonização, a companhia avançou no pilar da Estratégia de Sustentabilidade chamado de “Pela Natureza”. A companhia também compartilhou as conquistas mais recentes no eixo Agricultura Regenerativa. Hoje, mais de 570 agricultores no México foram treinados para utilizar esta prática. Além disso, mais de 86.000 hectares de trigo e milho foram plantados com este método que melhora a saúde do solo, a captura de carbono, a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas produtivos, ao mesmo tempo que melhora a contribuição nutricional dos recursos e a qualidade de vida dos agricultores.
As iniciativas dedicadas à Agricultura Regenerativa fazem parte dos principais objetivos da empresa. Até 2030, a meta é adicionar mais de 200 mil hectares de trigo cultivados com práticas regenerativas. Além disso, o Grupo Bimbo comprometeu-se a obter 100% dos seus ingredientes primários de terras cultivadas com agricultura regenerativa até 2050. Todos os detalhes sobre o progresso do Grupo Bimbo na Agricultura Regenerativa estão disponíveis neste site.
A cúpula também compartilhou os progressos em outros eixos estratégicos. No caso do pilar chamado “Para Você”, foi destacado que 98% do portfólio de consumo diário é livre de sabores e corantes artificiais. Já no pilar “Pela Vida”, a companhia implementou mais de 230 projetos dentro do programa “Bom Vizinho”, apenas em 2022. Desta forma, o Grupo Bimbo continua a avançar no seu propósito de nutrir um mundo melhor com ações específicas para atingir as metas definidas para 2030 e 2050.
Sobre a Bimbo Brasil
Líder no segmento de panificação, há mais de 20 anos, a Bimbo Brasil está presente nos lares de milhares de brasileiros, produzindo alimentos nutritivos e saborosos como pães, bisnaguinhas, bolos, doces e snacks. Seu propósito é nutrir um mundo melhor, e por ele, são norteados os processos e ações da companhia. Dona das tradicionais marcas Pullman, Plusvita, Nutrella, Ana Maria, Pingüinos, Crocantíssimo e RAP10. No Brasil, a companhia conta com mais de 4 mil colaboradores e seis unidades fabris, que abastecem mais de 70 mil clientes.
Sobre o Grupo Bimbo
O Grupo Bimbo é a maior e principal empresa de panificação do mundo e um dos principais players na categoria de snacks. Tem 216 plantas e fábricas e mais de 1.500 centros de vendas estrategicamente localizados em 34 países nas Américas, Europa, Ásia e África. As suas principais linhas de produtos incluem pães de sanduíche, pastelaria, pão doce, bolos, biscoitos, torradas, muffins ingleses, bagels, tortilhas e pães de massa fina, snacks salgados, entre outros. O Grupo Bimbo fabrica mais de 9.000 produtos e possui uma das maiores redes de distribuição do mundo, com mais de 3,5 milhões de pontos de venda, mais de 56.000 rotas e mais de 145.000 empregados. As suas ações estão cotadas na Bolsa Mexicana de Valores (BMV) sob o símbolo BIMBO e no mercado da bolsa norte-americano através de um programa ADR de Nível 1, sob o símbolo BMBOY