por Abia

Prêmio Josué de Castro está com inscrições abertas até 28 de agosto

Homenagem do CONSEA/SP reconhece iniciativas de combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional

Promovido pelo Governo de São Paulo por meio do Consea (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), o Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição vai homenagear programas e projetos, sejam eles de governo ou da iniciativa privada, que promovam a segurança alimentar e o bem-estar da população paulista. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de agosto pelo site http://consea.sp.gov.br/josue-de-castro/premio. A cerimônia de premiação ocorrerá em outubro, de forma híbrida, durante a Semana Estadual de Alimentação Saudável.

Podem participar universidades e instituições de pesquisa públicas ou privadas e órgãos públicos municipais ou estaduais de São Paulo, em duas categorias: melhor pesquisa científica e melhor programa ou projeto de política pública. Os cases de sucesso ficarão publicados no site do Conselho.

“Reconhecer e valorizar projetos e pesquisas é fundamental para a promoção da segurança alimentar em São Paulo. Um estado que é destaque na agricultura, na indústria de alimentos, que produz com tecnologia, segurança e alto valor agregado não pode conviver com a insegurança alimentar, com a fome, com o desperdício de alimentos. Há muito trabalho pela frente”, afirma João Dornellas, presidente do Consea e presidente executivo da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. 

O Prêmio contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional. Na última edição, realizada em 2018, os vencedores na categoria Programas ou Projetos de Políticas Públicas, foram: em primeiro lugar a Prefeitura de Botucatu, com o projeto “Agricultura Urbana”; em segundo lugar o “Projeto Horta Solidária” da Prefeitura de Rio Claro; e em terceiro a Prefeitura de Lins, com o “Projeto Horta Nas Escolas”. 

Já na categoria Melhor Pesquisa Científica, o primeiro lugar ficou para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com o projeto “Semeando Bons Hábitos Alimentares na Comunidade Escolar”. Em segundo, a Universidade Estadual de Campinas com a proposta “Sustentabilidade e Alimentação Sustentável: Percepção e o Comportamento dos Consumidores Brasileiros”, que também emplacou o terceiro lugar, com a pesquisa “Fatores Associados à Adesão e à Descontinuidade ao Programa “Cestas Verdes”, vertente do Programa de Aquisição de Alimentos (Paa) de Limeira-SP.

Os critérios de avaliação, a orientação sobre a estrutura dos trabalhos, a consulta aos projetos e pesquisas apresentados nas edições anteriores e dúvidas dos interessados podem ser consultadas no site do Prêmio. O Consea/SP é vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Quem foi Josué de Castro 

Josué de Castro foi um pensador e ativista político brasileiro nascido em 1908 na cidade do Recife, em Pernambuco. O Prêmio é uma reverência ao médico, escritor, sociólogo, antropólogo, cientista social, filósofo, poeta, humanista que, no início do século passado, desenvolveu estudos interdisciplinares sobre a fome e a segurança alimentar. Junto com outros pesquisadores, dedicou-se ao estudo dos problemas nutricionais no Brasil. Sua equipe de trabalho deixou um importante legado para o país. O resgate de sua memória e o reconhecimento de seu papel como inspirador da promoção da alimentação e nutrição fazem de Josué de Castro patrono dos conselhos de Segurança Alimentar.

Compartilhar