por Abia

Prêmio Josué de Castro consagra iniciativas voltadas para a segurança alimentar

Na manhã desta quarta-feira (20/10) foram apresentados ao público, durante cerimônia realizada no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura, em São Paulo, os ganhadores da edição de 2021 do Prêmio Josué de Castro, que tem como objetivo reconhecer iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção de segurança alimentar e nutricional. Realizado desde 2012, o prêmio é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - Consea/SP. A primeira-dama do estado de São Paulo, Bia Doria, representou o governador João Doria.

Abrindo a solenidade, o presidente executivo da ABIA, João Dornellas, que é presidente do Consea/SP, afirmou: “A promoção da segurança alimentar é um compromisso de primeira ordem, pois o alimento é essencial e a fome não pode esperar. Por isso, o Prêmio tem um significado muito especial neste ano. A pandemia da Covid-19 trouxe não só muitos desafios na área da saúde, mas também um impacto sério e grave na condição social da população e, com isso, vimos crescer a fome em todo o País”.

Foram homenageados seis finalistas em duas categorias: melhor pesquisa científica e melhor programa ou projeto de política pública. Dornellas destacou o engajamento dos participantes. “O Prêmio recebeu um número recorde de inscrições (48), o que nos mostra o empenho das universidades, entidades de pesquisa científica e órgãos públicos municipais ou estadual que, dedicados ao cumprimento de suas missões, servirão de inspiração e exemplo para o meio acadêmico, para gestores públicos no exercício de suas funções e, sobretudo, para os cidadãos do estado de São Paulo”.

O dirigente reforçou que os cases foram cuidadosamente avaliados pela comissão julgadora formada pelo Consea/SP. “São Paulo é um estado de destaque na agricultura e na indústria de alimentos, que produz com tecnologia e segurança para promover o acesso ao alimento de qualidade ao nosso povo, à população brasileira e ao mundo. Não podemos conviver com a insegurança alimentar, com a fome e o desperdício”, concluiu.

O encerramento da solenidade, que teve também o lançamento do livro “AGROSP na Mesa: Café”, contou ainda com participações do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, do Secretário-Executivo de Agricultura, Francisco Matturro, e do coordenador da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), Celso Matsuda.

Conheça os ganhadores:

Categoria Melhor Pesquisa Científica Realizada por Universidades ou Instituições de Pesquisa Públicas ou Privadas do Estado”:

1º lugar - Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), com o trabalho: “Plantando mais do que Vegetais: Horta Comunitária e Educação Alimentar e Nutricional em Heliopólis”

2º lugar - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), apresentando o trabalho “Educação Popular e Desenvolvimento Sociotécnico em Territórios de Reforma Agrária para a Promoção da Segurança Alimentar na Região Metropolitana de Campinas”

3º lugar - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o trabalho “Registro Fotográfico Via Celular como Recurso para Avaliar a Qualidade da Refeição: um Estudo nas Cinco Macrorregiões do Brasil”

Categoria “Melhor Programa ou Projeto de Política Pública Desenvolvido por Órgãos Públicos Municipais ou Estaduais de São Paulo”:

1º lugar – Secretaria da Administração Penitenciária – Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado – Penitenciária de Cerqueira Cesar, com o trabalho “Cultivando Sustentabilidade”

2º lugar – Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, com projeto “Quitanda Social”

3º lugar – Prefeitura Municipal de Osasco, com o projeto “O Banco de Alimentos de Osasco no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19”

Compartilhar