por Abia

Pomarola reforça a importância da rastreabilidade no portfólio de tomates da Cargill

Alinhada à sua missão de alimentar o mundo de forma segura, responsável e sustentável, a Cargill ressalta a importância da rastreabilidade no portfólio de tomates da companhia. Reforçando sua responsabilidade com o alimento desde o seu cultivo até chegar ao lar dos brasileiros, a empresa destaca os diferenciais de sua linha de atomatados.

A safra anual de tomates no Brasil produz entre 1,4 milhão e 1,7 milhão de toneladas do fruto. Para esse ano, a expectativa é que os produtores alcancem crescimento médio de 20% em relação a 2022, mesmo com os desafios climáticos e nível de chuvas acima da média. Processando cerca de 390 mil toneladas de tomate por ano, a Cargill criou um conceito que traduz o cuidado com a matéria-prima de ponta a ponta, trazendo para o consumidor informações sobre o processo produtivo do tomate desde o plantio até o envase.

Com a rastreabilidade, é possível conhecer a origem, a trajetória e todos os cuidados envolvidos até a finalização do produto. Tudo começa com a seleção de sementes, escolhidas por meio de pesquisa agrícola, com a implementação da etapa de viveiro de mudas, com foco em melhor eficiência na utilização dessas sementes. A análise do solo de cada fazenda que receberá as plantas também faz parte do processo. Nessa etapa, a Cargill consegue fazer a correção necessária do solo utilizando a quantidade exata de nutrientes (adubação), buscando atingir o maior potencial produtivo em cada época de plantio.

Para manter o cuidado ao longo do crescimento do fruto, a empresa utiliza tecnologia que possibilita melhorar a eficiência das irrigações, aplicando a água no momento e na quantidade certos. Em relação ao controle biológico, a Cargill adota o manejo integrado de pragas nas lavouras, visando usar de forma eficiente os controles químicos e biológicos.

A companhia também trabalha com técnicos de segurança responsáveis por acompanhar de perto o trabalho nas fazendas de tomates. Esses profissionais fornecem orientação e treinamentos necessários para garantir a segurança e as condições adequadas de trabalho no campo, cumprindo toda a legislação trabalhista e respeitando a dignidade dos trabalhadores.

Saindo do campo, todo caminhão que chega às bases da Cargill passa por um processo de classificação, no qual é retirada uma amostragem para a análise da qualidade dos tomates de cada fazenda. Esse processo possibilita o controle e a rastreabilidade da origem de todo tomate processado.

“Essa abordagem é uma forma de ampliarmos a confiança do consumidor, que segue interessado na origem dos alimentos e com a atuação sustentável das empresas. Com nossa nova campanha, reforçamos que o tomate é nossa especialidade e nos comprometemos a cumprir 100% de rastreabilidade de cada fruto processado, com a intenção de promover transparência e gerar total confiança de que o consumidor terá o melhor produto possível com saudabilidade, sabor e responsabilidade”, diz Marcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Ampliando ainda mais o conceito de rastreabilidade refletido em ações sustentáveis, o executivo ainda ressalta que “a Cargill tem um acompanhamento rigoroso de imagens por satélite para monitorar as áreas de produção do tomate, o que faz parte de uma exigência da empresa para a compra da matéria-prima dos produtores”.

Campanha

Para se diferenciar em termos de saudabilidade e naturalidade, a nova campanha de Pomarola, intitulada “Do tomate a gente cuida”, evidencia todas as melhorias de processos realizadas pela Cargill ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo a diminuição uso de aditivos e conservantes.

“Com as chamadas “Nossos tomates são como filhos: eles dão trabalho, mas nos enchem de orgulho” e “A gente se garante no tomate para você se garantir no prato” queremos reforçar nosso envolvimento na jornada de cuidados do alimento do campo à mesa, por meio de uma linguagem moderna para nossos consumidores que gostam de apreciar uma boa refeição de maneira prática e saborosa”, destaca Esdras Junior, diretor de Marketing de Food Solutions da Cargill América do Sul.

Junto a isso, o time de sustentabilidade da Cargill também apresenta o seu trabalho voltado para proteger o meio ambiente, sem comprometer a produtividade e a eficiência da cadeia de produção.

Sobre a Cargill 

A Cargill ajuda o sistema alimentar mundial a funcionar para você. Conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e famílias com o essencial do dia a dia – desde os alimentos que eles comem até o chão em que pisam. Nossos 160.000 integrantes da equipe em todo o mundo inovam com propósito, capacitando nossos parceiros e nossas comunidades, enquanto trabalhamos para nutrir o mundo de uma maneira segura, responsável e sustentável. Isso inclui nossos 11.000 colegas no Brasil, onde trabalhamos desde 1965 para tornar nossa visão global uma realidade local. Desde rações que reduzem as emissões de metano até combustíveis renováveis baseados em resíduos, as possibilidades são ilimitadas. Mas nossos valores permanecem os mesmos. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Chegamos mais longe. Fazemos a coisa certa. E é assim que a Cargill atende às necessidades variáveis das pessoas que chamamos de vizinhas e do planeta que chamamos de lar – hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite a nossa Central de Notícias.

Informações para a Imprensa

Felipe Fonseca – [email protected] / (11) 5099-3123

Compartilhar