Pesquisa revela que 45% dos brasileiros consideram suplementos alimentares e nutrição para aumentar o bem-estar mental

Fonte.: Release Néctar Comunicação Corporativa
Data: novembro de 2025
Foto.: Divulgação 

O mercado de suplementos alimentares e nutrição, que inclui bebidas enriquecidas com proteínas, bebidas fortificadas e suplementos funcionais, deverá atingir cerca de US$ 758,99 bilhões até 2034, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 7%*, de acordo com a Precedence Research. Para ajudar as marcas de alimentos e bebidas a entender melhor as necessidades em transformação dos consumidores preocupados com a saúde e identificar oportunidades de inovação e crescimento, a Tetra Pak entrevistou consumidores em todo o mundo, revelando as tendências e preferências regionais que moldam o futuro da categoria. 

Uma mudança global nas prioridades dos consumidores está remodelando o mercado de suplementos alimentares e nutrição, com benefícios emocionais e sabores locais influenciando cada vez mais a demanda. A pesquisa Tetra Pak FSN Global Consumer, conduzida em parceria com a Ipsos em 17 países em julho de 2025 e que ouviu mais de 25 mil consumidores, desde pais de crianças até adultos (16 a 65 anos) e idosos (65+), revela que os consumidores estão considerando estes produtos tanto por seus benefícios funcionais que se integrem a estilos de vida modernos quanto pela segurança emocional, aspiracional e voltada para o desempenho que esses produtos proporcionam. 

Cenário brasileiro 

O Brasil é o país onde as pessoas mais atrelam os suplementos alimentares e nutrição ao aumento do bem-estar mental (45%), com Arábia Saudita (42%) e Itália (41%) logo atrás. Em todos os 17 países respondentes, este índice fica com uma média de 33%. 

Outro atributo importante para os brasileiros na escolha de suplementos alimentares e nutrição é a maneira como ajudam na saúde física. Mais da metade considera isso importante (56%), em linha com a média global (58%). 

O país é um dos que menos considera sabor para escolha deste tipo de alimento, sendo este um fator para apenas 19% dos respondentes, índice parecido com o do Japão (16%), onde esta preocupação é a menor da pesquisa. Na média global, esta taxa sobe para 27%, sendo a Suécia o país que a lidera (42%).   

Consumidores querem uma nutrição que se adapte ao seu estilo de vida

A pesquisa mostrou que os consumidores estão cada vez mais recorrendo a produtos de suplementos alimentares e nutrição como parte de uma abordagem holística ao bem-estar. Os principais motivadores incluem o apoio à saúde física, citado por 58% dos consumidores, a garantia da ingestão nutricional diária (51%) e a manutenção dos níveis de energia ao longo de um dia agitado (47%). Além dos benefícios físicos, os suplementos alimentares e nutrição também são valorizados por seu papel em promover o bem-estar mental e melhorar a aparência ou o condicionamento físico.  

A segurança emocional é outro fator importante, com 42% dos consumidores dizendo que querem se sentir mais no controle de sua saúde, ter paz de espírito sobre nutrição (39%) e se sentir mais equilibrados ou menos estressados (30%).  

Além desses fatores relacionados à saúde, considerações práticas estão ganhando importância: a conveniência em qualquer lugar motiva 21% dos consumidores, enquanto economizar tempo em refeições ou lanches influencia 18%. Notavelmente, diferentes grupos de consumidores priorizam benefícios diferentes: os jovens adultos são mais motivados pelo prazer do sabor, enquanto os idosos buscam tranquilidade em relação à sua nutrição.  

Os formatos líquidos estão ganhando força entre os consumidores preocupados com a saúde, com 59% expressando interesse nesta opção para suplementos alimentares e nutrição. Seu apelo reside na praticidade do dia a dia: os consumidores valorizam o fato de que esses produtos não exigem preparo, são fáceis de armazenar e ideais para consumo em qualquer lugar. Essa tendência reflete um desejo mais profundo por produtos que se alinhem ao estilo de vida dos consumidores.  

“A conveniência continua sendo uma expectativa básica. Para as marcas, é uma chance de liderar com formatos práticos e formulações inovadoras que atendam às expectativas em constante evolução e ofereçam maior valor aos clientes. Mas o interesse por essa categoria vai muito além da facilidade. Com 71% dos consumidores preferindo resultados graduais de ingredientes naturais em vez de alternativas sintéticas rápidas, e o mesmo índice de pessoas dispostas a pagar mais por esses atributos, estamos observando uma clara mudança em direção a produtos com valor agregado que promovam o bem-estar a longo prazo”, analisa Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil.  

O estudo identifica diferentes desafios que a embalagem pode ajudar a resolver – desde a sensibilidade ao preço e a confiança até a conveniência do formato e a transparência dos ingredientes. Com 63% dos consumidores consumindo suplementos alimentares e nutrição "no estado em que se encontram", os formatos de porção única e estáveis na prateleira estão particularmente bem posicionados para atender a essa demanda.  

“Os achados deste levantamento podem ajudar a indústria de alimentos e bebidas nos desafios ligados ao desenvolvimento de produtos que repercutam mais profundamente entre os consumidores atuais, preocupados com a saúde. De embalagens cartonadas que aumentam a praticidade a insights práticos que orientam a formulação e o posicionamento de mercado, essas descobertas fornecem uma direção clara para marcas que buscam crescer em um mercado de suplementos alimentares e nutrição em rápido desenvolvimento. Ao combinar benefícios funcionais com apelo emocional e adaptar produtos às preferências locais, os proprietários de marcas podem construir conexões mais fortes com os consumidores, aumentar a fidelidade e desbloquear novas oportunidades de crescimento sustentável”, observa, ainda, Danilo Zorzan.  

No site da Tetra Pak, informações e orientações práticas para ajudar as marcas em seus desafios na categoria de suplementos alimentares e nutrição: https://www.tetrapak.com/pt-br/solutions/categories/food-supplement-and-nutrition.  

*https://www.precedenceresearch.com/nutritional-supplements-market

Sobre a Tetra Pak  

Estamos aqui para tornar os alimentos seguros e disponíveis. É por isso que fornecemos sistemas avançados de produção de alimentos. Em colaboração com nossos clientes e fornecedores, impulsionados por mais de 24 mil colaboradores dedicados em todo o mundo, todos os dias protegemos os alimentos de forma sustentável para centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países. Estamos aqui para cumprir um propósito: 

Nos comprometemos a tornar os alimentos seguros e disponíveis, em todos os lugares, e prometemos proteger o que é bom: os alimentos, as pessoas e o planeta. 

Mais informações sobre a Tetra Pak estão disponíveis em tetrapak.com.br .  

Informações para a imprensa:  Néctar Comunicação Corporativa – [email protected]  

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