por Abia

PepsiCo se une ao Grupo Heineken para alcançar autonomia hídrica em fábrica de Itu

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, e dona de marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, anuncia uma parceria com o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, para alcançar autonomia hídrica em sua fábrica de Itu, no interior de São Paulo. No ano em que celebra 70 anos no país, a companhia avança em suas metas ESG no pilar de economia de água. Na prática, a fábrica da PepsiCo em Itu já está recebendo efluentes de outras operações fabris para potabilizar água em sua estação de efluentes própria. “Na PepsiCo investimos fortemente na preservação da água em cada uma das etapas da nossa cadeia produtiva. O resultado dessa parceria entre nossas unidades e, também, com o Grupo HEINEKEN será um marco importante para continuarmos avançando em nossa agenda positiva. Este é mais um exemplo de que somar forças, expertise técnica e inovação dá certo!”, afirmou Marcelo Zanetti, Diretor de Operações da PepsiCo Brasil.

O volume total do projeto é, em média, de 1.070.000 litros/dia, sendo 3% proveniente da fábrica da PepsiCo de Itaquera (São Paulo), 22% da PepsiCo de Sorocaba, 28% da cervejaria do Grupo HEINEKEN em Itu, além de outros 47% advindos da própria PepsiCo de Itu. O volume totaliza a demanda mensal média de 27 milhões de litros que a companhia precisa para atuar na cidade - onde a empresa emprega mais de 750 pessoas, produz cerca de 15% dos snacks salgados vendidos no Brasil e mantém a principal produção de batatas e tortilhas da linha de ELMA CHIPS®.

"Para o Grupo HEINEKEN, a água é um dos pilares estratégicos de negócio. Olhamos tanto para o uso mais eficiente desse recurso dentro das nossas operações, como para o extramuros junto aos demais atores de determinadas bacias hidrográficas. Essa parceria com a PepsiCo impactará positivamente o consumo de água numa região que classificamos como área em estresse hídrico e que, portanto, demanda cuidados e indicadores ainda mais criteriosos para garantir um crescimento sustentável e a longo prazo”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Preservação de água é meta global da PepsiCo

A água que a PepsiCo deixa de captar no município ficará à disposição da população de Itu, sendo essencial para o enfrentamento do cenário de escassez hídrica da região. A empresa também garante a produção independentemente da crise da água.
A PepsiCo mantém há anos a pauta de redução e preservação de recursos hídricos entre seus temas prioritários. Por meio de sua agenda PepsiCo Positive (pep+) - estratégia ESG global da companhia - vem promovendo uma transformação de ponta a ponta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Entre suas metas está alcançar globalmente impacto hídrico positivo até 2030.

Por meio desta e de outras iniciativas focadas na redução do uso de água, o total gasto por quilo de alimento produzido pela PepsiCo caiu para menos da metade nos últimos cinco anos no Brasil - de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022), uma redução de 57%. Em Itu, a empresa busca chegar este ano à marca de nenhuma água captada da natureza para a produção de um quilo de alimento.

Tecnologia a serviço do meio ambiente

Para alcançar esses avanços, a PepsiCo implementou novos processos e tecnologias para otimizar o uso de recursos hídricos em toda a sua cadeia de valor, desde o campo até a fábrica. Em Itu (SP), a companhia instalou em 2019 um dos sistemas mais modernos do mundo para reuso de água: o MBR. A tecnologia MBR/OR utiliza os chamados biorreatores com membranas, um sistema biológico completo em que membranas de ultrafiltração fazem parte do processo de digestão de matéria orgânica nos efluentes. Os parâmetros de qualidade da água resultante deste processo seguem rigorosamente as normas de potabilidade de água preconizadas pelo Ministério da Saúde.

A PepsiCo foi pioneira no Brasil na utilização do sistema MBR (biorreatores de membrana) para gerar água para seu processo industrial a partir de efluentes industriais e, ainda mais inovadora, pois trabalha de maneira complementar com a tecnologia de Osmose Reversa (OR).

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.

Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) e duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial e No Grau. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.  

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