por Abia

PepsiCo recupera 8 mil toneladas de plástico flexível, o BOPP*, de embalagens de snacks

A fim de investir em soluções para que suas embalagens não se tornem resíduo, a PepsiCo celebra a recuperação de 8 mil toneladas de plástico flexível pós-consumo, também chamado de BOPP, no ano de 2022. Por meio de uma parceria com a eureciclo - empresa especializada em soluções estruturantes para a cadeia de reciclagem - a companhia já destinou este volume significativo de BOPP para uso pela indústria cimenteira, onde o resíduo é reaproveitado como combustível nos fornos industriais e, também, integra a matéria-prima do cimento. 

No ano em que celebramos 70 anos no Brasil, chegamos a uma solução que traz ganhos ambientais bastantes significativos pelo grande volume de plástico que é destinado corretamente. O plástico flexível BOPP ainda é um resíduo que demanda alta tecnologia para ser reciclado e com esse processo, também chamado de coprocessamento, o material ganha uma nova utilização pela indústria do cimento.”, afirma Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.

Resíduo que vira combustível

A eureciclo atua ao lado de grandes separadoras de resíduos, como a Flacipel, e é responsável por operar certificados de reciclagem que atestam a quantidade do material BOPP de embalagens de snacks reunidas, além de garantir sua logística reversa. “Com esta parceria, cooperativas e empresas que coletam resíduos de embalagens e que produzem a mistura para a indústria cimenteira serão beneficiadas, em uma solução que traz escala de produção, continuidade e replicabilidade no mercado, com incentivos para novas etapas de separação e reciclagem de materiais complexos”, afirmou Tania Sassioto, diretora de Projetos & Parcerias na eureciclo.

O processo se dá da seguinte forma: a eureciclo faz o rastreamento dos resíduos de embalagens, desde a sua origem até a destinação final para as cimenteiras, e informa os dados à PepsiCo. “A atuação de uma solução como a eureciclo, que garante transparência no processo é imprescindível. Como falamos de uma cadeia complexa, como a da reciclagem no Brasil, essas parcerias bem estruturadas viabilizam o controle de cada etapa e, também, atendem à demanda que empresas de grande porte como a PepsiCo possuem”, completou Guerreiro.

Inovação para a reciclagem

A PepsiCo, por meio de sua estratégia ESG, chamada de PepsiCo Positive (pep+), busca inspirar práticas positivas para as pessoas e para o planeta, a fim de cuidar de todas as suas etapas de consumo. Com esse objetivo, atua pelo desenvolvimento de soluções para construir um futuro circular para suas embalagens, a fim de que o plástico nunca se torne resíduo e, desde 2020, já reduziu em 25% o uso de plástico virgem em suas embalagens de bebidas no Brasil.

Em outro exemplo de inovação, a companhia desenvolveu um projeto de uma carroceria que leva plástico reciclado de embalagens de snacks e garrafas PET pós-consumo junto à fibra de vidro que integra o baú de seus caminhões. Com a ação, que foi resultado dos esforços do time Brasil, mais de 68 mil unidades de garrafas PET, (ou 3.400 quilos de PET), e mais de 138 mil embalagens de snacks (ou 555 quilos de plástico flexível, o BOPP) tiveram um novo destino em 2022. Atualmente, a frota da PepsiCo já conta com mais de 100 caminhões com essa carroceria e, a partir de 2023, todos os novos caminhões médios da companhia, que transportam produtos da PepsiCo nos centros urbanos, terão o baú que leva plástico reciclado em sua composição.

*BOPP significa Polipropileno Biorientado

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.

Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Informações para a imprensa: Letícia Feix - Consultora de Comunicação - [email protected]

Sobre a eureciclo

A eureciclo é uma empresa especializada na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movida pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atua com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens pós-consumo em todo o país. Isso tudo só é possível com a parceria de cerca de 300 operadores e cooperativas nessa jornada.

Os operadores parceiros são representados por cooperativas ou empresas privadas do setor de coleta e reciclagem. Como resultado dessa união, a empresa conseguiu o feito de que mais de 660 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil.

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022. Recentemente a empresa lançou o e-book “Reciclagem do vidro no Brasil: desafios, oportunidades e iniciativas”, que pode ser acessado gratuitamente aqui.

Informações à imprensa: Ecomunica

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Ligia Neiva | 55 11 99463-3274
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