por Abia

PepsiCo investe em nova linha de produção de batatas em Itu

A operação da PepsiCo acaba de ganhar uma nova linha de produção para batatas na cidade de Itu, interior de São Paulo, onde já fabrica snacks salgados de marcas amadas pelos brasileiros, como LAY’S®, RUFFLES®, CHEETOS® e DORITOS®. Como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, a companhia tem realizado investimentos estratégicos no país para aumentar sua capacidade produtiva e trazer inovações para o lançamento de produtos. A nova linha (chamada de “Kettle”) atenderá à produção das recém-lançadas LAY’S® Rústicas e conta com uma tecnologia de fabricação diferenciada que resulta em chips de batata extra crocantes, com fatias mais grossas e aspecto rústico. O snack já pode ser encontrado nos estados do Sudeste e Sul, nos sabores Sal Marinho e Cream Cheese e tem como previsão a distribuição para todo o Brasil no início de 2023.

A inauguração simbólica da nova linha de LAY’S® em Itu ocorreu em 18/11, na fábrica da PepsiCo e contou com a presença do prefeito, Guilherme Gazzola; do secretário de planejamento municipal, José Roberto Fernandes Barreira, do secretário de emprego, Olavo Volpato; da  secretária de comunicação, Flávia Frossard; do secretário adjunto de finanças, Iwan Morais Szewczuk e do secretário adjunto de planejamento, Gabriel Carvalho; além da diretora de assuntos corporativos da PepsiCo Brasil, Regina Teixeira.  “É com muita satisfação que participamos da inauguração dessa expansão do negócio e das inovações da PepsiCo na cidade de Itu. Os investimentos trazem mais oportunidades e continuam reforçando a geração de renda para a população do município, por isso, desejamos à PepsiCo e à essa iniciativa muito sucesso!”, afirmou Guilherme Gazzola, prefeito de Itu.

Com o investimento em Itu, novos postos de trabalho foram gerados para atuar em três turnos, além de um crescimento da produção da fábrica em 50 toneladas ao mês, um aumento da produção total da fábrica de cerca de 5% ao ano. O maquinário instalado para a atender aos requisitos técnicos para a fabricação de LAY’S® Rústicas conta com uma nova tecnologia de fritura e transporte das batatas na linha, além de um fatiador especial (o primeiro da companhia no Brasil) e a conectividade da operação, ou seja, o acompanhamento remoto e em tempo real dos processos, status e funcionamento dos equipamentos. Essa novidade faz parte dos investimentos em inovação que a PepsiCo está realizando no país. 

Investimentos em pessoas, Diversidade e Inclusão

Com metas ambiciosas para aumentar diversidade e inclusão em toda a sua operação no Brasil, a PepsiCo conta hoje em Itu com 50% de mulheres na fábrica e 43% de mulheres em cargos de liderança.  A planta também conta com 12% de funcionários do programa Golden Years, que contrata pessoas com mais de 50 anos. No Brasil, a companhia possui hoje 48% de funcionários negros e negras e tem a meta de atingir 30% de lideranças negras até 2025. Hoje esse número já está em 25%, de um total de cerca de 11 mil funcionários.

Durante a visita, o prefeito Guilherme Gazzola, reforçou a necessidade e ganhos da cultura de inclusão e de valorização das pessoas na PepsiCo. “É muito importante perceber que uma empresa do porte da PepsiCo, antes de falar de números e de resultados, nos apresente o seu perfil de funcionários e seus avanços sociais e de apoio à comunidade. A empresa está evoluindo rapidamente na equidade racial, por exemplo, e este é um exemplo de ações concretas que temos que levar para toda a nossa sociedade”.

Em Itu, a PepsiCo mantém uma de suas 9 fábricas do país. Em março de 2022, em parceria com a prefeitura, a empresa também ofereceu o projeto ‘Vencendo pela Educação”, que formou mais de 100 pessoas com capacitações gratuitas para o mercado de trabalho. “A PepsiCo tem na prefeitura de Itu uma grande parceira, que vem ao longo de muitos anos nos ajudando a crescer, a nos desenvolver e a gerar mais oportunidades na cidade. A administração municipal também incentiva e é nossa parceira em ações de apoio à comunidade local, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade, como desenvolvemos para realizar o projeto.”, completou a diretora de assuntos corporativos da PepsiCo Brasil, Regina Teixeira. “Hoje estamos muito felizes de celebrar mais essa conquista para a nossa operação e sabemos que novos projetos virão”, concluiu.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos(as) consumidores(as) mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida em 2021, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo conta com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo diversas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. 

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Foto.: Daniel Bueno

Compartilhar