por Abia

PepsiCo apoia Gastromotiva para levar refeições e formação profissional para pessoas em vulnerabilidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba

Levar alimentação nutritiva para pessoas em situação de insegurança alimentar e gerar oportunidades por meio da formação profissional e geração de renda em cidades de diversas regiões do Brasil: esse é o trabalho da Gastromotiva, organização que criou um programa de Cozinhas Solidárias e que promove a geração de renda por meio da capacitação profissional e de bolsas de auxílio oferecidas para cozinheiros(as) sociais. Com aporte da PepsiCo via Fundação PepsiCo (braço filantrópico da empresa), o programa beneficiou, desde agosto de 2021, mais de 2.400 pessoas com a oferta de refeições diárias, somando um total de 116 mil refeições. Além disso, vinte cozinheiros(as) foram beneficiados(as) com a bolsa-auxílio apoiada pela PepsiCo, que viabilizou que eles pudessem participar da formação profissional, ao mesmo tempo em que produziam as refeições servidas pelo programa nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por meio da parceria com a Gastromotiva, outros 64 projetos e negócios de impacto social criados pelos(as) alunos(as) da formação em cozinha social estão em fase de elaboração e desenvolvimento, e 58 toneladas de insumos foram disponibilizadas para a produção dos pratos nas cozinhas solidárias apoiadas. A Gastromotiva envia os ingredientes, dá apoio logístico e monta cardápios nutritivos para os cozinheiros sociais produzirem refeições em bairros e comunidades com grande quantidade de pessoas em situação de fome. O programa impulsiona o desenvolvimento comunitário integrado ao envolver os moradores desses territórios no processo de produção, distribuição e consumo sustentável. 

A PepsiCo e a Fundação PepsiCo investem nas comunidades em diversas frentes e a segurança alimentar está entre as nossas prioridades, pois, como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, entendemos que combater a fome e a desnutrição infantil são pilares essenciais da nossa atuação. A iniciativa com a Gastromotiva nos dá a oportunidade de levar alimento a quem tem fome e apoiar essa questão urgente, mas também possibilita formar pessoas e empreendimentos de cozinhas sociais que estão transformando a realidade de milhares de pessoas.”, afirmou Lívia Fávaro, Gerente De Cidadania Corporativa da Pepsico Brasil.

O aporte da PepsiCo gerou um aumento de 30% na capacidade operacional do programa Cozinha Solidária. Por meio do financiamento e manutenção de novas cozinhas sociais, essa iniciativa realmente transforma vidas e atende a uma população em situação de grande vulnerabilidade nas cidades onde estamos presentes”, afirmou Daniele Carneiro, gerente geral de parcerias e inovação da Gastromotiva. 

Em um formato online, 132 funcionários(as) voluntários(as) da PepsiCo também se uniram à causa do combate ao desperdício e participaram de uma oficina de aproveitamento integral dos alimentos com o Chef Sardinha da Gastromotiva, com o objetivo de se tornarem multiplicadores desse conteúdo em sua rede de familiares e amigos.

Investimento Social da PepsiCo também auxilia famílias no Nordeste

A PepsiCo anunciou em junho de 2021, um investimento de R$16,5 milhões nas comunidades brasileiras por meio de projetos de impacto social, que serão aplicados até o final de 2022 e beneficiarão mais de dois milhões de pessoas. Para isso, a companhia firmou parceria com cerca de 20 organizações não-governamentais em três frentes de atuação: Prosperidade Econômica, em especial de mulheres, pessoas negras e profissionais de cooperativas de reciclagem; Segurança Alimentar e Acesso à Água

Na frente de Segurança Alimentar, além da parceria com a Gastromotiva, a PepsiCo desenvolveu o programa Nutrição pelo Futuro (Nutrition For The Future), para realizar a complementação alimentar de crianças em situação de vulnerabilidade desde 2020 na região Nordeste. Em 2021, em parceria com a Fundação PepsiCo e o Global FoodBanking Network (GFN), a iniciativa atendeu 1.200 famílias nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe, com 3.600 cestas básicas (distribuídas entre junho e agosto de 2021). A ação impactou diretamente cerca de 4.800 pessoas.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite o site.

Sobre a Gastromotiva

Fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades através da comida. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil e no México, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente mais de 6,4 mil jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100 mil pessoas e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 1,8 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Compartilhar