por Abia

PepsiCo anuncia inovações e parcerias para celebrar o Dia Mundial da Água

Hoje, como parte da transformação denominada pep+ (PepsiCo Positive), a PepsiCo, Inc. (NASDAQ:PEP) anuncia diversas inovações, investimentos e parcerias para progredir em sua ambição de alcançar o Impacto Hídrico Positivo, com o objetivo de repor mais água do que a empresa utiliza em toda a sua cadeia de valor. Isso inclui desenvolver uma tecnologia para recuperar mais de 50% da água utilizada na fabricação de batatas, investir quase US$ 2 milhões na Bacia do Rio Colorado, nos Estados Unidos, estender o acesso à água potável a mais de 8 milhões de pessoas (anunciado em 2021) e assinar uma parceria para difundir uma tecnologia inovadora de irrigação por gotejamento por 10 mil hectares até 2025.

"A PepsiCo tem apenas oito anos para atingir nossas ambiciosas metas de Impacto Hídrico Positivo para 2030, portanto não há tempo a perder", disse Jim Andrew, diretor de sustentabilidade da PepsiCo. “Estamos analisando toda a nossa cadeia de valor, de cima para baixo, e perguntando, como podemos aproveitar a inovação e a criatividade que existe dentro de nossa empresa para garantir que os recursos hídricos que a PepsiCo utiliza sejam melhores daqui a uma década do que são hoje?”, completou. Desde o anúncio da meta para alcançar o Impacto Hídrico Positivo da empresa, realizado em agosto de 2021, mais de uma dúzia de novos programas foram criados para promover as ações de uso eficiente da água, reabastecimento e acesso seguro a esse recurso.

Tecnologia recupera mais de 50% da água utilizada na fabricação de batatas

A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Global da PepsiCo provou com sucesso um método inovador para condensar e tratar o vapor de seus equipamentos, para recuperar mais de 50% da água utilizada nas linhas de fabricação de batatas. A energia recuperada da condensação também pode ser usada para outros fins de fabricação, como resfriar parte da planta ou convertê-la em eletricidade, reduzindo as necessidades energéticas da planta.

A PepsiCo implementou essa tecnologia em suas instalações em Kolkata, na Índia, onde já se detectou a possibilidade de economizar cerca de 60 milhões de litros de água por ano. Nos próximos sete anos, a expectativa é a de que a tecnologia seja adotada em quase 30 fábricas de batatas em áreas de alto risco hídrico.

Quase US 2 milhões em investimentos para a Bacia do Rio Colorado

O oeste americano, e a bacia do Rio Colorado em particular, estão agora entre as regiões com maior escassez de água do mundo. Para ajudar no avanço de suas metas para o Impacto Hídrico Positico nesta importante bacia hidrográfica, a PepsiCo investiu quase US$ 2 milhões em duas parcerias inovadoras. Os negócios norte-americanos da PepsiCo firmaram parceria com a organização sem fins lucrativos Trout Unlimited para restabelecer a conectividade entre dois segmentos do Rio Colorado que foram bloqueados pelo Windy Gap Reservoir (Reservatórios Windy Gap), perto de Denver, no Colorado. Ao construir um canal de 1,6 km de extensão para contornar o Windy Gap Reservoir, espera-se que a iniciativa restaure os fluxos perenes ao longo do rio, crie 18 acres de novas várzeas, restaure 50 acres de habitat ribeirinho e reponha aproximadamente 380 milhões de galões de água por ano.

A PepsiCo também está fazendo um investimento de financiamento no Fundo da Bacia do Rio Colorado, um fundo de capital de risco para o “futuro da água”, avaliado em US$ 5 milhões e focado na incubação de soluções tecnológicas para lidar com a escassez de água nesta bacia hidrográfica crítica. O fundo investirá em startups que abordam a escassez, a qualidade e o acesso equitativo da água por meio de tecnologias que ajudam em assuntos como detecção de vazamentos em casas inteligentes, quantidade de água em tempo real e monitoramento da qualidade em bacias hidrográficas dependentes de negócios, reciclagem de água de próxima geração e fontes alternativas. Este investimento pioneiro tem como objetivo catalisar o desenvolvimento de novas soluções para ajudar a melhorar a saúde da bacia hidrográfica.

Maior acesso à água potável para mais 8 milhões de pessoas em 2021

Em 2021, a Fundação PepsiCo expandiu o alcance de seu programa de acesso à água potável para mais 8 milhões de pessoas. Desde que o esforço começou em 2006, a empresa ajudou a fornecer acesso à água potável para aproximadamente 68 milhões de pessoas, com a meta de atingir 100 milhões até 2030. Para continuar avançando nessa meta, a Fundação está concedendo US$ 1,5 milhão em três anos a dois programas de gestão da água na América Latina e na Nigéria.

Para grande parte dessas regiões, o acesso a serviços de água e saneamento gerenciados com segurança é um grande desafio”, disse C.D. Glin, vice-presidente da Fundação PepsiCo e chefe global de filantropia da PepsiCo. “Estamos concentrando nossos esforços em áreas que são absolutamente vitais para a saúde pública, o desenvolvimento econômico e a resiliência climática”.

Com base em uma parceria bem-sucedida de uma década com o Aquafund do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação está alocando US$ 500 mil adicionais para melhorar o acesso à água e os serviços de saneamento na região da América Latina, elevando o investimento total da Fundação para mais de US$ 10 milhões. Na Nigéria, a Fundação está concedendo US$ 1 milhão à WaterAid para apoiar a construção de instalações de abastecimento de água e saneamento, e o desenvolvimento de programas para promover boas práticas de higiene. 

Parceria com N-Drip para difundir tecnologia exclusiva de irrigação por gotejamento

Em todo o mundo, inúmeros agricultores usam irrigação por inundação ou vala para levar água para suas plantações, perdendo até 70% da água utilizada. Um substituto para esse tipo de irrigação é o sistema de irrigação de alta eficiência da N-Drip. Com sede em Israel, ele é acionado pela gravidade e aproveita os benefícios de economia de água da irrigação por gotejamento de alta pressão, mas com baixas demandas de energia, operação e manutenção - tornando-o mais acessível a todos os tipos de agricultores e quase todos os tipos de culturas.

A PepsiCo testou a tecnologia da N-Drip na Índia, no Vietnã e nos EUA, e observou rendimentos melhores nas colheitas, redução do uso de fertilizantes e um consumo de água 50% menor em comparação com a irrigação por inundação. Juntas, as empresas pretendem ajudar os agricultores a adotar a tecnologia em 10 mil hectares (25.000 acres) até 2025.

No Brasil investimentos da Companhia promovem acesso à água e novas tecnologias de tratamento de efluentes

No Brasil, a Fundação PepsiCo, o BID e Water﹒org implementarão um programa de microcréditos que permitirá às famílias construir uma infraestrutura de água em suas casas. Em parceria com o Banco do Nordeste, 15.000 empréstimos serão disponibilizados para que as famílias possam instalar bombas e tubulações de água. O programa beneficiará diretamente 52.000 pessoas.

Na operação fabril, um dos diversos projetos implementados já vem economizando 60% da água consumida por mês pela fábrica da PepsiCo em Itu (SP), ou o equivalente a 12 milhões de litros. A mesma tecnologia será implementada na operação de Sete Lagoas, em Minas Gerais, com previsão de expansão, e trará uma economia de água de 70% ao mês. Em Agro, uma de suas iniciativas na cultura da batata, desde 2018 possibilitou uma redução de 60% do uso de água limpa, o que representa cerca de 50 milhões de litros de água. Essa quantidade de água é suficiente para abastecer uma cidade de 65 mil habitantes por 7 dias no Brasil.
anexo 1

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 70 bilhões em receita líquida global em 2020 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite o site.

Sobre a Fundação PepsiCo  

Fundada em 1962, a Fundação PepsiCo, braço filantrópico da PepsiCo, investe nos elementos essenciais de um sistema alimentar sustentável com a missão de apoiar comunidades prósperas. Trabalhando com organizações sem fins lucrativos e especialistas em todo o mundo, estamos focados em ajudar as comunidades a obter acesso à segurança alimentar, água potável e oportunidades econômicas. Nós nos esforçamos para ter um impacto tangível nos lugares onde vivemos e trabalhamos -- colaborando com colegas do setor, organizações locais e internacionais e nossos colaboradores para afetar mudanças em larga escala nas questões que são importantes para nós e são de importância global. Saiba mais em no portal.

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