por Abia

‘Olho na Lupa’ promove importância da divulgação de informações nutricionais para empresas do setor de alimentos e bebidas na Anufood Brazil

A Olho na Lupa, iniciativa de 9 associações representantes da indústria e do varejo de alimentos e bebidas, para divulgar a nova rotulagem nutricional brasileira, vai marcar presença na Anufood Brazil, 4ª Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, que será realizada em São Paulo nos próximos dias 11 a 13 de abril. Baseado numa plataforma digital, o projeto Olho na Lupa tem o objetivo de auxiliar os consumidores a compreender as informações nutricionais nas embalagens dos alimentos, de acordo com as novas normas adotadas pela Anvisa.

A Anufood Brazil é palco da geração de negócios e apresentação de novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais. O evento reunirá mais de 300 expositores, 900 marcas e espera cerca de 15 mil profissionais no Distrito Anhembi, em São Paulo.

“Nossa participação é uma oportunidade para divulgar a plataforma Olho na Lupa e convidar as empresas e profissionais da área a se engajarem no esforço de apoiar a população na correta interpretação dos rótulos dos alimentos”, diz João Dornellas, presidente da Abia - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e um dos líderes da iniciativa. “Quanto mais clara é a informação nutricional sobre um produto, mais fácil será para cada consumidor decidir como determinado alimento ou bebida se adequa à sua alimentação”, pontua Dornellas.

As novas normas da rotulagem nutricional entraram em vigor em 9 de outubro de 2022, apenas para os novos lançamentos. Os produtos que já estão no mercado terão até o dia 9 de outubro de 2023 para serem adequados. A principal inovação é a rotulagem nutricional frontal, que destaca, quando for o caso, o desenho de uma lupa e a frase “ALTO EM” na frente da embalagem para ressaltar a quantidade de sódio, açúcares adicionados ou gordura saturada presente no produto.

A tabela de informação nutricional também traz mudanças, indicando o número de porções por embalagem, a quantidade de nutrientes por 100g ou 100 ml, a porção de referência para consumo, além de sua equivalência em medida caseira.

"A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. A plataforma Olho na Lupa contribui com informação didática para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas, prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais", reforça Victor Bicca, presidente da ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas.
 

Conheça os canais digitais Olho na Lupa: Site 
Facebook: @olhonalupa
Instagram: @olhonalupa
Twitter: @olhonalupa
LinkedIn: @olhonalupa

Fazem parte do Olho na Lupa:

ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas
ABICAB - Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Amendoim e Balas
Abimapi - Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados
ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal
ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SINDICARNES - Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de São Paulo
UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Mais informações:
Kubix Estratégia & Comunicação

Sueli Gomes
Tel.:(11) 99701-6035
[email protected]

Compartilhar