por Abia

Olho na Lupa promove ação educativa na Maratona Abras para ajudar o consumidor a compreender as informações dos novos rótulos de alimentos

A Olho na Lupa, plataforma digital dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam dos rótulos dos alimentos, desembarca na edição deste ano da Maratona Abras de Revezamento, que será realizada nos próximos dias 15 e 16 de abril, em São Paulo. Olho na Lupa é uma iniciativa de 9 associações representantes da indústria e do varejo de alimentos e bebidas, que tem como objetivo levar à população informações sobre a rotulagem nutricional, de forma a promover escolhas alimentares conscientes.

A nova rotulagem nutricional brasileira começou a ser implementada nos alimentos e bebidas lançados a partir de outubro do ano passado e é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que envolveu toda a sociedade brasileira. As novas regras trazem mudanças importantes nos rótulos de alimentos e bebidas. É fundamental que o consumidor entenda a nova rotulagem, para poder compor a sua dieta de acordo com suas necessidades e preferências.

A principal inovação é a exibição, na parte da frente das embalagens, do desenho de uma lupa destacando a quantidade de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada por 100 gramas ou 100 mililitros do produto.

A tabela de informação nutricional, que fica em geral na parte de trás das embalagens, também traz mudanças, e não apenas no visual, que ganha mais destaque. Na nova versão, indicará o número de porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida caseira (colher, xícara etc.).

“É uma satisfação fazer parte desse projeto, que tem como objetivo ajudar as pessoas na leitura e compreensão dos rótulos, para que possam fazer suas escolhas alimentares com autonomia, consciência e liberdade”, diz João Dornellas, presidente executivo da ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

A plataforma Olho na Lupa utiliza uma linguagem descomplicada para facilitar a compreensão das informações. "A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. Desta forma, a plataforma vem para contribuir, de forma clara e didática, para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais", reforça Victor Bicca, presidente da ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas.

A Maratona Abras de Revezamento -- Troféu João Paulo Diniz - acontecerá nos dias 15 e 16 de abril, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

15 de abril -- Corrida Abras Kids -- às 9h - para crianças de 3 a 12 anos

16 de abril -- Maratona Abras de Revezamento -- às 6h -- para duplas, quartetos e octetos

Endereço: Praça Professor Rubião Meira, 61 - Vila Universitária, São Paulo -- SP

Conheça os canais digitais Olho na Lupa:

Site
Facebook: @olhonalupa
Instagram: @olhonalupa
Twitter: @olhonalupa
LinkedIn: @olhonalupa

Fazem parte do Olho na Lupa: 

ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas
ABICAB - Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Amendoim e Balas
Abimapi - Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados
ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal
ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SINDICARNES - Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de S Paulo
UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Mais informações:

Kubix Estratégia & Comunicação
Sueli Gomes
Tel.:(11) 99701-6035
[email protected]

Compartilhar