por Abia

Normas e certificações garantem a qualidade e a segurança dos alimentos

A alimentação segura é essencial para promover a saúde do consumidor. Na semana em que o mundo se volta a discutir a importância do alimento, a Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT) contribui com cadeia produtiva do setor oferecendo Nomas Brasileiras para o gerenciamento de processos, do campo à mesa.

A norma ABNT NBR ISO 22000:2019 -- Sistemas de gestão da segurança de alimentos -- Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos é uma delas. O documento tem como objetivo auxiliar as organizações integrantes da cadeia produtiva de alimentos no gerenciamento de processos seguros.

O documento atende desde os fabricantes de alimentos para animais e produtores primários, até processadores de alimentos para consumo humano, operadores de transporte e estocagem, distribuidores varejistas e serviços de alimentação, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, produtos de limpeza, aditivos e ingredientes. ABNT NBR 15635:2015

Outra norma voltada à Segurança Alimentar é a ABNT NBR 15635:2015 -- Serviços de alimentação. Esta norma especifica os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo.

As organizações que tenham interesse em demonstrar sua conformidade com os requisitos presentes nas Normas Brasileiras mencionadas, podem buscar certificações. Estes processos de demonstração da avaliação da conformidade podem ser obtidos junto à ABNT Certificadora, por meio do e-mail [email protected]. Mais informações também estão disponíveis no portal da ABNT.

A coletânea de normas também pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link:

Sobre a ABNT
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Contatos para a imprensa - FSB Comunicação

Celso de Souza
(11) 99193.1593
[email protected]

Daniela Nogueira
(11) 96606.4960
[email protected]

Compartilhar