por Abia

Nestlé inaugura novo instituto de pesquisa voltado para apoiar sistemas alimentares sustentáveis

“Cultivamos relacionamentos diretos com gerações de agricultores em todo o mundo. Para continuarmos a fornecer alimentos saborosos, nutritivos e acessíveis às pessoas precisamos, todos juntos, fazer a transição para um sistema alimentar mais sustentável. O novo instituto fortalecerá a nossa expertise e usará nossa rede global para apoiar as comunidades agrícolas e proteger o nosso planeta”, conta Paul Bulcke, presidente do conselho de administração da Nestlé, durante o evento de inauguração.

Com os sistemas alimentares globais sob pressão, há uma necessidade urgente de acelerar novas abordagens que garantam um suprimento sustentável de alimentos para uma população mundial sempre crescente e que também contribuam para a subsistência dos agricultores.

No novo instituto, os especialistas da Nestlé examinam e desenvolvem soluções em essenciais como ciência vegetal, sistemas agrícolas e pecuária de leite. Sua inauguração é baseada na atual expertise da companhia em ciência vegetal das cadeias do café e cacau. Há anos os cientistas especializados em vegetais da Nestlé contribuem para os planos de fornecimento sustentável de cacau e café da Nestlé -- o Nestlé Cocoa Plan e o Nescafé Plan -- incluindo a recente descoberta de variedades de café mais resistentes a doenças e secas.

Agora, a Nestlé está fortalecendo esse conhecimento e expandindo-o para outras culturas, incluindo leguminosas e grãos. O instituto também trabalha com agricultores para testar práticas de agricultura regenerativa para melhorar a saúde do solo e incentivar a biodiversidade. Além disso, os especialistas exploram novas abordagens na pecuária de leite com potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na alimentação dos rebanhos e manejo de esterco.

Nosso objetivo é identificar as soluções mais promissoras para a produção de matérias-primas nutritivas, minimizando seu impacto ambiental. Adotamos uma abordagem holística e analisamos vários fatores, incluindo impacto no rendimento, pegada de carbono, segurança alimentar e custo, assim como viabilidade de expansão”, complementa Jeroen Dijkman, diretor do Instituto de Ciências Agrícolas da Nestlé.

Como parte da rede global de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Nestlé, o instituto trabalha lado a lado com parceiros externos, tais como agricultores, universidades, organizações de pesquisa, startups e parceiros da indústria para avaliar e desenvolver soluções científicas. O novo instituto reafirma o compromisso da empresa em fortalecer o ecossistema de inovação exclusivo da Suíça.

O novo instituto está fortalecendo o Cantão de Vaud como um centro de excelência para pesquisa e educação em agricultura e nutrição. Também contribui para os esforços contínuos de apoiar os agricultores diante das mudanças climáticas. A agricultura está no centro de uma nutrição de qualidade, e no cantão de Vaud podemos contar com um ecossistema inovador que reúne parceiros como profissionais da agricultura, escolas de ensino superior e centros de pesquisa privada como o da Nestlé” explica Valérie Dittli, Conselheira de Estado do Cantão Suíço de Vaud, também durante a inauguração.

Além de suas novas instalações na Nestlé Research na Suíça, o instituto incorpora uma unidade de pesquisa em ciências vegetais existente na França e fazendas no Equador, Costa do Marfim e Tailândia, bem como parcerias com fazendas de pesquisa.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Foto.: Alejandro Barrón/ Pexels

Compartilhar