por Abia

Nestlé aposta em programa de aceleração de mulheres em cargos de liderança em fábricas

Para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança na divisão técnica, a Nestlé desenvolveu seu próprio programa de aceleração de carreiras para mulheres, intitulado de Empoderadas. O objetivo é acelerar o desenvolvimento feminino para posições de liderança sênior para que atuem nas fábricas, áreas de engenharia, qualidade e outras que apoiam a manufatura da companhia. Desde 2021, a iniciativa já impactou mais de 50 mulheres, alcançou 90% de retenção de talentos, 75% de aderência ao plano de desenvolvimento e 65% delas tiveram movimentação em suas carreiras dentro da empresa.

O programa, que está em sua terceira edição, tem duração de nove meses e foca na promoção do autoconhecimento, empoderamento e liderança. Além disso, há uma consultoria para revisar planos de carreira, com sessões que ajudam a mapear suas fortalezas com base no teste CliftonStrenghts, workshop, fóruns de desenvolvimento, encontros com mulheres inspiradoras e com outras participantes do programa para troca de experiências, conversas com áreas de negócios e mentoria.

“Participar do Empoderadas foi essencial para a minha carreira. A oportunidade trouxe ensinamentos pessoais e profissionais, além de me possibilitar conhecer mais pessoas e outras unidades de negócios. Tivemos dinâmicas para falar dos nossos desafios como gestoras, dos nossos medos e fraquezas. Contamos com momentos de autoavaliação e treinamentos para lidar com o tempo e trabalhar a gestão de pessoas. A partir do plano de desenvolvimento, minha aspiração era entrar na gerência em dois anos, mas ao final do programa minha posição foi criada e viram que eu estava pronta para ocupá-la”, conta Natalia Silva, gerente de qualidade da Nestlé Brasil, em Goiânia (GO), uma das participantes da edição de 2022 que foi promovida após o término do programa.

“Apesar da equidade de gênero ter ganhado visibilidade nos últimos anos, ainda existe uma jornada rumo ao equilíbrio que demanda ações concretas. Por isso, a Nestlé segue investindo em iniciativas de desenvolvimento, pois entende que só assim conseguirá transformar o cenário de forma genuína e perene, bem como mudar os números que representam hoje a participação feminina no mercado de trabalho”, conclui Marcia Bertolini, RH Business Partner para as áreas Técnicas e de Produção da Nestlé e responsável pelo Programa Empoderadas.

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
FSB COMUNICAÇÃO -
[email protected]

Compartilhar