McCain anuncia expansão da fábrica em Araxá (MG) com investimento de R$ 1,8 Bilhão

Fonte.: JeffreyGroup
Data.: 31 de outubro de 2025
Foto.: crédito - Divulgação McCain

A McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, anuncia a expansão de sua unidade fabril em Araxá, Minas Gerais, com um investimento de R$ 1,8 bilhão – o maior da história da empresa na região.

Nos últimos anos, a McCain tem fortalecido sua presença no Brasil por meio de investimentos significativos, como a inauguração da planta de Araxá em 2022 e a aquisição total da Forno de Minas em 2023.

O projeto de expansão da fábrica de Araxá inclui uma nova linha de produção de batatas fritas e uma linha de produtos pré-formados — ampliando significativamente a capacidade produtiva da McCain no Brasil para atender à crescente demanda com maior agilidade local, garantindo suporte contínuo aos clientes regionais e impulsionando a inovação por meio de novas tecnologias.

A nova linha de produção está prevista para iniciar suas operações no segundo semestre de 2027 e deverá ampliar significativamente a capacidade da McCain de atender clientes em todo o Brasil, com foco nos canais de Varejo, Cash & Carry e Food Service, incluindo o segmento de Fast Food.


“O Brasil caminha para se tornar o terceiro maior mercado de batatas fritas congeladas do mundo, posicionando-se como uma prioridade estratégica para a McCain. Esse investimento reforça a importância do mercado brasileiro para o nosso negócio e nossa ambição de crescer de forma consistente e responsável”, afirma Aluízio Periquito Neto, diretor-geral do grupo McCain Brasil.


A expansão também contempla a construção de novos armazéns dedicados ao armazenamento de batatas in natura, garantindo o fornecimento contínuo de produtos de alta qualidade ao longo de todo o ano. A capacidade da câmara fria para armazenagem dos produtos congelados também será ampliada.

Além de fortalecer a presença da empresa no país, a expansão trará benefícios socioeconômicos significativos para a região. Estima-se que mais de 350 empregos sejam criados em Araxá, além da participação de mais de 1.000 profissionais no setor agrícola.

Expansão sustentável

Uma das principais prioridades da McCain é reforçar seu compromisso com práticas sustentáveis. Por isso, a expansão seguirá os padrões globais de operação da companhia, que orientam o design e o funcionamento das instalações com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.


A planta atual já opera com 100% de energia renovável e recentemente recebeu a certificação de carbono neutro¹ da BSI para as emissões de Escopo 1 e Escopo 2.

“Adotar práticas sustentáveis em tudo o que fazemos e cuidar do planeta sempre foram prioridades globais para a McCain — e a expansão da planta de Araxá não será exceção”, conclui Aluízio Periquito.

¹ Carbono neutro significa que a quantidade de emissões de carbono liberada é compensada por ações que removem ou neutralizam esse mesmo volume de emissões.
² Escopo 1 refere-se às emissões diretas das operações da empresa, enquanto Escopo 2 diz respeito às emissões provenientes da energia comprada, como eletricidade e aquecimento. A certificação não inclui as emissões de Escopo 3, que abrangem todas as outras emissões indiretas ao longo da cadeia de valor da empresa.

Sobre a McCain

A McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa familiar fundada em 1957 em Florenceville, no Canadá. Líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, a companhia também se destaca no segmento de aperitivos e snacks preparados, com presença em mais de 160 países. Com aproximadamente 22 mil colaboradores em todo o mundo, a McCain opera 49 unidades de produção distribuídas em seis continentes, mantém parcerias com mais de 3.900 agricultores e registra um faturamento anual superior a CAD 16 bilhões.

Com presença no Brasil há mais de 35 anos, a McCain vem ampliando sua atuação no país de forma estratégica e sustentável. Em 2022, inaugurou sua primeira fábrica local em Araxá (MG), marco importante para o fortalecimento da operação nacional. A companhia também consolidou sua presença no mercado brasileiro por meio da aquisição de empresas locais, como a Serya e a Forno de Minas.

Compartilhar