por Abia

Mars comemora e apresenta os resultados da iniciativa Cacau para Gerações

O Mars Centro de Ciência do Cacau (MCCS), iniciativa da Mars focada no desenvolvimento do cacau brasileiro localizado na região de Barro Preto, na Bahia, comemora os bons resultados dos dois anos de projeto “Cacau para Gerações”. O programa tem como objetivo reforçar o compromisso em criar uma cadeia de fornecimento de cacau mais inclusiva, moderna e sustentável que beneficie as pessoas e o planeta, onde os direitos humanos sejam respeitados, o meio ambiente seja protegido e todos, especialmente os produtores de cacau, tenham a oportunidade de prosperar.

Desde sua formação, o programa promove uma mudança social e ambiental, principalmente no setor do cacau por meio de pesquisas, desenvolvimento da cultura do fruto, criação de manejo à tolerância a pragas e doenças, além de estabelecer incentivo a economia local. A Mars, detentora das marcas M&M’S®️, SNICKERS®️, TWIX®️, acredita que os esforços de pesquisa, tais como a realizada no MCCS, podem ajudar a aumentar a produtividade das lavouras de cacau, estimulando ainda mais o financiamento da pesquisa com o cacau e aprimorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de maneira sustentável.

“Acreditamos que o projeto Cacau para Gerações, além de um convite ao setor de cacau a refletirem sobre todo o sistema que envolve a cadeia, é um caminho que encontramos para preservar as florestas, desenvolver a renda dos agricultores, garantir o fornecimento do cacau de forma inclusiva e sustentável. Com o Cacau para Gerações e o MCCS temos a possibilidade de oferecer produtos e serviços projetados para apoiar o crescimento da cacauicultor no mundo, como por exemplo, a publicação do sequenciamento do genoma do cacau em 2013, o registro de uma das maiores coleções de germoplasma do mundo, e a rede de pesquisa mundial que visa criar plataformas de benefícios em toda a cadeia do cacau”, comenta Luciel Fernandes, Gerente do MCCS.

Para Luiza Santos, Coordenadora de Assuntos Corporativos, o projeto fortalece o compromisso da Mars com o meio ambiente e o futuro das gerações. “Com o Programa Cacau para Gerações implementado na Escola Municipal Virginia Mars, fomos a primeira unidade escolar a desenvolver um Meliponário no sul da Bahia. O projeto tem como objetivo tornar-se um centro de treinamento para alunos e comunidade. Nossa ideia é multiplicar a ação para outros municípios vizinhos, contribuindo no desenvolvimento social, econômico e ambiental”, afirma.

A Mars entende que é uma jornada e investe esforços no projeto. O Cacau para Gerações impacta diretamente mil pessoas, considerando a Escola Municipal Virginia Mars - que é a primeira unidade escolar a ter na grade de ensino as temáticas “Cacau para Gerações” e “Meio Ambiente”, auxiliando crianças, pequenos produtores, parceiros e autoridades de cidades vizinhas com a aplicação dos métodos executados em MCCS.

Na perspectiva científica, o MCCS desenvolve pesquisas com fins agronômicos de melhoramento genético, de avaliação fenotípica do fruto e possui uma das maiores coleções privadas de cacau, com mais de 700 variedades, todas confirmadas por meio de análise do DNA.

Já no pilar educacional de MCCS, o projeto reforça o compromisso com a comunidade de Barro Preto por meio da Escola Estadual Virgínia Mars que atende mais de 250 alunos e visa transformar a vida de 200 famílias. Considerando apenas a última década, a escola atendeu mais de 2.500 alunos de aproximadamente e 1.150 famílias rurais. Levando em conta os projetos em execução pelo MCCS, um total de 115 famílias (um pouco mais de 700 pessoas) estão envolvidas diretamente com o centro escolar. O Meliponário, por exemplo, atende 28 famílias e chegou ao número de 49 colmeias (o projeto teve início, em fevereiro desse ano, com 10 colmeias).

Confira outras iniciativas da Mars e do MCCS:

Soltura de animais

A Mars realiza o projeto de soltura de animais silvestres, que estavam sendo criados de forma ilegal em cativeiros e gaiolas na região. O processo identificação desses animais e cadastramento das fazendas para a realização do projeto teve início em setembro de 2021 e, até o momento, foram resgatados mais de 200 animais, entre eles pássaros como papa-capim, canário da terra, curió, bem-te-vi, sabiá, entre outros, e saruês, conhecido popularmente como gambá (Didelphis aurita).

O projeto reforça o compromisso da Mars com a Sustentabilidade e preservação do meio ambiente nas áreas de operação e na cadeia de suprimentos da empresa, -- no MCCS, além da produção sustentável do cacau, a companhia também mantém áreas de proteção permanentes, nas duas fazendas do MCCS: Almirante e Cinco Porcos. A soltura dos animais ocorre nesses espaços, bem preservados e protegidos, mitigando o risco de possíveis caças.  

Meliponário

O objetivo do projeto é impactar positivamente a comunidade, gerando oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco no cultivo das abelhas sem ferrão por meio de compartilhar conhecimento, geração de emprego e renda. Entre os ensinamentos, fala-se sobre a Meliponicultura, que é a ciência da criação das abelhas sem ferrão, para auxiliar na polinização e na conservação da biodiversidade, já que essas possuem um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e remanescentes florestais e que contribuem também indiretamente para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau.

Para mais informações sobre os projetos realizados pelo MCCS, basta acessar Link

Sobre a Mars 

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®️, OPTIMUM™️, PEDIGREE®️, RÁRIS®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, SNICKERS®️, TWIX®️, UNCLE BEN’S®️ e WHISKAS®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa -- Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade -- trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Sobre MCCS -- MARS Centro de Ciência do Cacau

Criado pela Mars em 1981, o Mars Center for Cocoa Science (MCCS) é 100% dedicado à pesquisa do cacau por meio de estudos sobre a cadeia produtiva do cacau. Portanto, um de seus objetivos é desenvolver o cacau com alta qualidade agronômica, com sabor e composição diferenciados. Sua pesquisa investiga técnicas de cultivo e melhoramento genético de plantas, com o objetivo de garantir maior produtividade aos agricultores, aumentando a resistência a doenças e produzindo amêndoas de melhor qualidade. O MCCS também é o responsável administrativo pela Escola Municipal Virginia Mars, que atende crianças da zona rural de Barro Preto; e a Unidade de Saúde da Família local, que atende tanto aos associados quanto aos moradores do entorno e da área urbana.

  Informações para imprensa (Mars)  - JeffreyGroup | [email protected]

Compartilhar