por Abia

MAPA e ApexBrasil lançam estudos sobre novos mercados abertos, como Castanhas e Pescados na Arábia Saudita

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acabam de lançar dois Estudos de Acesso a Mercado, com foco no mercado Saudita de Castanhas e de Pescados. Os documentos são os primeiros de uma série de estudos que apresentam, de forma sucinta e direta, os principais desafios de acesso a mercado para os produtos selecionados.

“Esses dois mercados (castanhas e pescados na Arábia Saudita), são parte de mais de 200 mercados que, entre janeiro de 2019 e março de 2022, foram abertos para as exportações de bens agropecuários brasileiros, em esforço conjunto do MAPA e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Essas aberturas viabilizaram exportações para 51 países, possibilitando a diversificação da pauta exportadora tanto em destinos, quanto em produtos.”, explicou o Gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Márcio Rodrigues.

Em 2020, o setor de castanhas da Arábia Saudita importou do mundo US$ 316,8 milhões, com destaque para pistache, amêndoas e castanhas de caju. Já no caso dos Pescados, o reino saudita importou do mundo US$ 369 milhões, sendo um mercado especialmente grande para camarões, salmões, trutas e cavalinhas. As exportações brasileiras para ambos os mercados têm potencial de crescimento, especialmente no mercado de castanhas que foi aberto recentemente.

“A partir dessas aberturas, a ApexBrasil e o MAPA realizaram, ainda em 2021, um exercício de priorização, identificando mercados especialmente promissores para os empresários brasileiros”, informou o Gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste. Dessa priorização, foram selecionados 18 mercados para a elaboração de estudos, que serão lançados ao longo de 2022, com oportunidades de exportação em países como Arábia Saudita, China, Colômbia, Egito, México e Tailândia.

Informações sobre o quadro regulatório, impostos de importação, principais regulamentos e normas, logística, comercialização, promoção, possíveis contatos com distribuidores e importadores, estão entre os destaques dos documentos. O projeto envolveu a participação do MAPA, de Adidos Agrícolas e das Gerências de Agronegócios e de Inteligência de Mercado da ApexBrasil.

Acesse os estudos aqui.

Notícia.: MAPA ApexBrasil lançam estudos sobre novos mercados abertos, como Castanhas e Pescados na Arábia Saudita

Compartilhar