por Abia

Juntos pela Reciclagem

Na semana do Meio Ambiente e do Catador e da Catadora de Material Reciclável, grandes empresas e associações representativas anunciam a criação em conjunto do movimento “Juntos pela Reciclagem”, que pretende estimular uma mudança de hábito na forma como as pessoas lidam com os resíduos. Cargill, iFood, Nestlé, PepsiCo, e Unilever fazem parte da iniciativa, que conta com o apoio da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), ANCAT (Associação Nacional dos Catadores) e as empresas Menos 1 Lixo e Yattó. A seguir estão as principais ações realizadas por cada uma das companhias para a questão da circularidade.

Cargill – Possui o Programa Liza Ação Renove o Meio Ambiente, considerado o maior programa de Logística Reversa de óleos e gorduras do Brasil, que conquistou em maio de 2023 a marca de 9,7 milhões de litros coletados em mais de 5 mil pontos de coleta em 19 estados do Brasil. São mais de 12 anos com foco na conscientização do descarte correto do óleo, conscientização ambiental e viabilização da reciclagem de resíduos de óleo, tendo como principal destino a produção de biodiesel, um combustível de fonte limpa e renovável. Projeto Yattó transforma – reciclagem de embalagens flexíveis. A Cargill que tem o propósito de alimentar o mundo de forma segura, responsável e sustentável, e para isso, analisamos o ciclo de vida de nossos produtos e desenvolvemos soluções para reduzir o impacto ambiental e gerar impacto positivo para a sociedade. Assim a Cargill junto com outros grandes players do mercado se uniu ao projeto Yattó Transforma para fomentar a cadeia de reciclagem das embalagens flexíveis, embalagem que anteriormente era descartadas em aterro - sem reciclabilidade, buscando desenvolver o mercado de reciclagem desse tipo de embalagem e viabilizando a circularidade. Programa Recicleiros Cidades sobre reciclagem de embalagens nos municípios. A Cargill apoia diversos programas de Logística Reversa de embalagens para que suas possam ser recicladas. Em especial, apoiamos o Recicleiros Cidades, que implementa a coleta seletiva em municípios que não possuíam, gerando adicionalidade de materiais sendo reciclados, geração de renda e conscientização do tema para o município, através da atuação circular. O Recicleiros levam conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos complementares aos esforços das prefeituras para estabelecer a coleta seletiva como uma política pública, implementando as cidades um novo conceito de centrais de reciclagem.

IFood – Ciente dos impactos que a cadeia do delivery gera no meio ambiente, o iFood se comprometeu publicamente, até 2025, em reduzir em 50%, em peso, a quantidade de plástico no delivery e o restante será reciclado, por meio de 3 pilares: 1º Repensar, que usa a educação ambiental para conscientizar e engajar a sociedade para o descarte correto dos resíduos. Para isso, temos o Recicla Bot, que dá dicas sobre como podemos praticar a reciclagem no nosso dia a dia, e o Guia de Cidade Modelo de Reciclagem, estruturado para uso do poder público, com o objetivo de guiar as cidades em um caminho de transformação; 2º Reciclar, que busca promover a oportunidade do descarte correto de recicláveis por meio da implantação de PEVs em comunidades e locais em que a coleta seletiva não atende 100% a população, atualmente presente em São Paulo, Porto Alegre, Bahia e Fortaleza; e 3º Recuperar, que busca promover a adicionalidade de resíduos e impacto socioambiental positivo, por meio da aceleração de cooperativas e capacitação de cooperados. Para isso, temos as ações Já fui BAG, projeto de logística reversa das Bags de entregadores com selo aterro zero, e REVERTE, programa nacional de aceleração de cooperativas, que promove a formação da cadeia de logística reversa do isopor.

Nestlé – Investe em inovação e parcerias para promover o aproveitamento de resíduos e a economia dos recursos naturais, além de apoiar a geração de renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis que dependem desse trabalho e são essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta. A Nestlé apoia mais de oito mil catadores e catadoras de materiais recicláveis em todo Brasil. Além de fazer parcerias importantes nessa frente, como com o Instituto Recicleiros e Reciclar pelo Brasil, a Nestlé também é considerada a maior recicladora de cápsulas do Brasil. Contamos com mais de 300 pontos de coleta de cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto e Nespresso ao redor do país, além de parcerias com diferentes cooperativas de catadores de materiais recicláveis e coleta de cápsulas em condomínios comerciais e residenciais. Desde 2021, por meio de um projeto piloto, a empresa promove o fomento da reciclagem de embalagens plásticas flexíveis em parceria com a startup Yattó, especializada em soluções de economia circular e logística reversa. No primeiro ano, um total de cinco toneladas de materiais flexíveis foram recicladas. Em 2022, novas empresas parceiras se juntaram ao projeto e 55 cooperativas localizadas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul contribuíram para a reciclagem de 200 toneladas de embalagens plásticas flexíveis --o equivalente a 100 milhões de embalagens de chocolate coletadas, redução de mais de 300 mil kg de emissão de CO2 na atmosfera e economia de mais de 1 milhão de litros de água. Após a reciclagem, as embalagens plásticas flexíveis são utilizadas na fabricação de diversos objetos, como mesas, cadeiras, pisos, entre outros. Há também o EcoBot Nestlé, um chatbot gratuito no WhatsApp, no qual o público em geral pode tirar dúvidas sobre reciclagem de materiais ou mesmo saber onde estão localizados os pontos de coleta mais próximos. Por meio do número (11) 99714-0849 é possível ter acesso às informações.

PepsiCo - As embalagens são um elemento vital para o negócio, pois protegem a segurança, a qualidade e o frescor dos nossos produtos e também ajudam a melhorar sua distribuição, acessibilidade e conveniência. O plástico ainda é um material altamente eficiente para embalar alimentos e bebidas. Mas, para manter esses benefícios, o mundo precisa eliminar os resíduos plásticos. Isso significa mudarmos para uma economia circular e assegurar que todas as embalagens plásticas sejam recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis. Nossa visão sustentável do plástico está focada em criar um mundo em que o plástico nunca se torne lixo. Nós temos preocupação com relação à crescente ameaça que o lixo gerado por embalagens plásticas representa e, como uma das empresas líderes em alimentos e bebidas, reconhecemos o papel significativo que podemos, e devemos, ter. Por isso, apoiamos diversas iniciativas de economia circular no mundo e buscamos desenvolver inovações em nossas embalagens, novos modelos de negócio, como Soda Stream, e, em especial apoiando projetos que garantam, ainda, benefícios sociais, como o apoio às cooperativas de reciclagem. No Brasil, podemos destacar 3 iniciativas recentes com esse objetivo: parceria com a empresa Yattó - a PepsiCo já viabilizou a coleta de 50 toneladas de BOPP via beneficiamento de cooperativas, entre Novembro/22 e Fevereiro/23. O material foi transformado em itens de construção civil por recicladores (como bancos, produção de madeira plástica para decks, vasos, entre outros itens) que por sua vez, são comercializados no mercado; - parceria com a empresa eureciclo - a PepsiCo e a eureciclo destinaram corretamente uma quantidade significativa de plástico-flexível BOPP pós-consumo (com certificados de compensação ambiental desse plástico) para ser utilizada pela indústria cimenteira como combustível de fornos e matéria-prima do cimento. Recuperamos uma quantidade de plástico flexível BOPP equivalente a 8.000 toneladas de material que seguirá para a rota de recuperação energética em 2022. A continuidade do projeto tem o objetivo de incluir projetos de economia circular que envolvam cooperativas, assim ampliando o conceito de sustentabilidade para as pessoas e o para o planeta, por meio da geração de mais empregos em toda cadeia envolvida; apoio às cooperativas de Reciclagem - a PepsiCo investiu nos últimos anos mais de R$ 10 milhões para a promoção de projetos de economia circular no país e apoio aos cooperados, por meio do programa Reciclo PepsiCo. A empresa também mantém uma parceria longeva com a cooperativa Coopercaps Sul, responsável pela coleta, triagem e destinação correta de resíduos em São Paulo, além de ações sociais e de educação ambiental. No atual projeto com a cooperativa, a PepsiCo está incentivando a recuperação de 76 toneladas de plástico flexível (BOPP) ao ano (2023). Há também a redução do uso de plástico virgem no negócio de Bebidas - quando falamos em embalagens de bebidas, chegaremos em 20% de uso de rPET (PET reciclado) em nossas marcas de bebidas até o fim do ano (2023) e em 100% dentro da marca H2OH!. Além disso, já reduzimos em 25% o uso de plástico virgem em nossas embalagens desde o ano de 2020.

Unilever – A Unilever está comprometida em diversas frentes para atuar com responsabilidade em práticas para um planeta sustentável. Desde 2017, a companhia está reduzindo o uso do plástico reciclado em larga escala, com resultados expressivos ano a ano. Marcas icônicas já utilizam embalagens feitas 100% com plástico reciclado. Exemplo disso foi a marca Hellmann’s, que já tem todos os frascos de ketchup feitos com plástico pós-consumo. A Unilever também liderou a concepção da primeira tampa do Brasil 100% produzida a partir de plástico flexível reciclado em escala industrial. Dentro da marca Mãe Terra, a linha de arrozes especiais Ritto introduziu uma embalagem monomaterial de polietileno, favorecendo a reciclagem e reduzindo a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Contatos gerais para a imprensa:

Cargill: [email protected]; [email protected]; A[email protected]; [email protected] e [email protected]
Ifood: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected] e R[email protected]
Nestlé: [email protected] 
Pepsico:
[email protected],  [email protected], [email protected], [email protected] e [email protected]
Unilever: [email protected] 

 

 

Compartilhar