por Abia

JN destaca mudanças nos rótulos das embalagens de alimentos

Os rótulos das embalagens de alimentos vão passar a alertar os consumidores para a concentração de substâncias que podem fazer mal à saúde.

A ida ao mercado é um momento importante para a saúde da família de Jaqueline. Ela procura informações precisas porque o filho de sete anos tem diabetes tipo um.

Valdemar e Sueli não costumam ler os rótulos dos alimentos. Apenas procuram a validade. Eles dizem que as tabelas são confusas.

“Tem que ser tudo em um padrão, tudo em uma cor só para o pessoal ver”, diz Valdemar Soares.

A tabela de informação nutricional vai passar a ter letras pretas e maiores e fundo branco, sem outras cores, e terá a informação do valor calórico e nutricional por 100 gramas ou 100 ml, para ajudar na comparação entre produtos.

Outra mudança, a tabela vai indicar a quantidade de açúcares totais e também a quantidade de açúcar adicionado ao alimento. Por exemplo, se um suco de fruta recebeu adição de açúcar, isso vai estar informado na tabela.

Com filhos pequenos, o vendedor André Peixoto diz que gostaria de saber mais: “A gente vê o básico, a caloria que tem, os ingredientes, assim. Poderia melhorar.”

As embalagens também terão de trazer um alerta sobre substâncias que podem fazer mal à saúde. Um símbolo de lupa vai deixar claro quando o alimento é alto em açúcar adicionado, gordura saturada e sódio.

A lupa deverá estar bem na parte da frente da embalagem do produto, na parte superior para ser rapidamente capturada pelo nosso olhar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirma que as normas ajudam consumidores e profissionais de saúde.

“É uma grande reflexão e ajuste realmente para que nós todos tenhamos hábitos saudáveis, hábitos alimentares mais ajustados às nossas realidades, às nossas possibilidades, mas sempre buscando o quê? De fato ter a nossa saúde preservada, principalmente no tocante ao que a gente consome como alimento”, explica a diretora da Anvisa, Alessandra Bastos.

As mudanças entram em vigor em dois anos. Tempo para a indústria se adaptar.

“A indústria participou do processo, dessa revisão das normas de rotulagem desde o início e sempre pautou suas contribuições em estudos técnicos e evidências científicas para que o consumidor seja o grande beneficiado. Para nós é importante que o consumidor tenha a informação correta porque a informação é a grande aliada do consumidor na construção de uma dieta saudável e de estilos de vida saudáveis”, diz o porta-voz da Rede Rotulagem e presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas.

Mudanças que podem ajudar Valdemar: “A gente entra no mercado apressado e não olha direito. Então, agora a gente vai prestar atenção e olhar.”

Link.: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/10/08/rotulo-de-embalagens-de-alimentos-vai-alertar-para-concentracao-de-substancias-nocivas.ghtml     

Compartilhar