por Abia

Indicação ao Prêmio Nobel da Paz 2021

Alysson Paolinelli é indicado para o prêmio Nobel da Paz

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) foi uma das apoiadoras da indicação do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz de 2021, por sua excepcional e exímia trajetória na agricultura brasileira e mundial. A nomeação foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Durval Dourado Neto.

Paolinelli é considerado um dos grandes responsáveis pela maior revolução tropical agrícola da história. Entre 1974 e 1979, quando foi ministro da Agricultura, promoveu investimentos em pesquisa e tecnologia no campo e transformou o cerrado brasileiro em uma das regiões mais ricas do mundo para a produção de grãos em larga escala. Graças a esse trabalho, o Brasil é atualmente um dos maiores produtores de grãos do planeta, contribuindo consideravelmente para a segurança alimentar em todo o globo.

“Exportamos alimentos para mais de 180 países. Somos inovadores e sustentáveis. E se hoje o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não podemos deixar de lembrar que tudo começou com o trabalho de Alysson Paolinelli”, afirma João Dornellas, presidente executivo da ABIA.

Alysson Paolinelli

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (MG), foi Secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes e transformou o estado no maior produtor de café do Brasil. Em 1974, tornou-se ministro da Agricultura. Modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do cerrado brasileiro.

Em 2006, o engenheiro foi agraciado com o World Food Prize, espécie de “Nobel da Alimentação”. A conquista se deu pelo trabalho do ex-ministro ao lado do pesquisador Edson Lobato, da Embrapa, em ajudar a melhorar a qualidade, aumentar a quantidade e a disponibilidade de alimentos no mundo. A dupla foi apontada como responsável pela transformação da então estéril região do cerrado do Brasil em um dos solos mais produtivos do mundo para o plantio de grãos.

SOBRE A ABIA

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), no cumprimento de sua missão ―  promover o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de alimentos, por meio do diálogo, ciência e inovação, com respeito ao consumidor e em harmonia com a sociedade ― reforça a importância de que suas associadas sigam as recomendações do Ministério da Saúde para a contenção da pandemia de Covid-19, disponíveis em https://coronavirus.saude.gov.br/.

Site: www.abia.org.br

Facebook      LinkedIn       Instagram

Mais informações à imprensa:

Felipe Santos – (11) 3643-2783 / 98405-7928

[email protected]

Débora Vieira – (11) 4084-4850 / 97323-5230

[email protected]

Compartilhar