por Abia

Imposto seletivo

Desde que a ABIA estreou o movimento Tem Comida, Tem Valor, em junho deste ano, o interesse dos veículos de comunicação em abordar a taxação de alimentos industrializados no contexto da reforma tributária vem aumentando. A Associação, que já é referência no fornecimento de dados econômicos do setor, passou a ser também uma das fontes mais procuradas para comentar o “imposto seletivo”.

Em quatro meses, agregaram-se novos repórteres à rotina de conversas da entidade, com destaque para veículos como O Globo, Poder 360, Valor e G1, e se ampliou a visibilidade da campanha em Brasília (Congresso em Foco, Jota, Metrópoles, Diário do Poder etc), onde os debates sobre a reforma têm ocorrido com mais intensidade.

O porta-voz da ABIA, o presidente executivo da entidade, João Dornellas, já concedeu mais de 20 entrevistas (somando-se chamadas de vídeo e respostas por escrito) para diversos veículos da grande imprensa ao longo dos últimos quatro meses. Como resultado, já foram contabilizados quase 170 registros em veículos impressos e online e 864 em rádios (29 horas de exposição).

Os recortes regionais da pesquisa sobre o imposto seletivo – que aponta que 90% da população brasileira rejeita a taxação – rendeu 30 registros em 10 estados de todas as regiões do Brasil (AL, BA, ES, MA, MT, MS, PB, PR, RR e SC) e no Distrito Federal.

Para atender aos jornalistas e levar as mensagens da ABIA proativamente à imprensa, já foram elaborados 18 materiais, entre notas, releases, vídeos e artigos. O número de abordagens aos repórteres para a disseminação de posicionamentos passa de 90.

Confira algumas das principais matérias veiculadas na imprensa com a participação da ABIA:

21/6 – Valor – Acordo tirou ultraprocessado da proposta
4/7 – Poder 360 – Menos imposto aumentará segurança alimentar, diz indústria
5/7- Veja – Pesquisa mostra que 90% dos brasileiros é contra taxar ultraprocessados
13/7 – O Globo – Reforma Tributária: empresariado articula ampliação de benefícios e nova ’emenda emprego’ no Senado
18/9 – Congresso em Foco – Querem tirar o paio do seu feijão
2/10 – Estadão – Imposto extra sobre biscoitos, refrigerantes e salgadinhos? Especialistas em saúde defendem medida
3/10 – G1 – ‘Imposto do pecado’: o que se sabe e o que falta saber sobre o novo tributo seletivo

Compartilhar