por Abia

Future Tank

Em novembro, o setor de restaurantes e bares no Brasil apresentou um aumento de 6,9% em receita real (descontada a inflação), em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esta análise, realizada pela Future Tank, consultoria de estratégia e gestão e parceira da ANR, marca uma reviravolta para o setor, revertendo três meses seguidos de queda e registrando o maior avanço desde fevereiro, quando houve um crescimento de 9,1%. 

Contraste com o setor de serviços 

Enquanto os restaurantes e bares mostraram um crescimento robusto, o setor de ”Serviços em geral” no Brasil teve uma leve retração de 0,3% no mesmo mês, em comparação anual. Esta queda, continuando por três meses consecutivos, interrompeu uma sequência anterior de crescimento. 

Impacto nos subsetores e variações regionais 

Os subsetores que mais influenciaram negativamente o setor de Serviços foram o Transporte aéreo, com uma queda de 15%, Armazenagem e serviços auxiliares aos transportes e correio, com -13%, e Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias”, com -11%. Regionalmente, o setor de Serviços teve retração em oito dos 27 estados, com as maiores quedas em Roraima (-5,5%), São Paulo (-4,6%) e Amazonas (-3,3%). 

Crescimento anual e projeções futuras 

Até novembro, os restaurantes e bares brasileiros acumularam um crescimento de 3,9% no ano, superando o crescimento de 2,7% do setor de Serviços como um todo. Os maiores impulsionadores de vendas no setor de Serviços foram aluguéis não imobiliários (+20%), atividades imobiliárias (+14%) e transporte rodoviário de cargas (+11%). O setor cresceu em 25 dos 27 estados, com os maiores avanços em Mato Grosso (+17%), Tocantins (+12%) e Paraná (+11%). 

Compartilhar