por Abia

Franquias de Alimentação 2022

Muita gente aproveita o início de um novo ano para iniciar projetos, realizar sonhos e começar um ciclo diferente. Para quem pretende investir em franquias em 2022, o segmento de Alimentação pode ser um dos mais promissores.

De acordo com o relatório do terceiro trimestre da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Alimentação – Food Service registrou um crescimento de 7,9% no período.

A pesquisa aponta que o movimento está ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, que tem ocorrido de forma gradual, com os clientes retomando hábitos.

Em 2022, o índice positivo deve continuar na indústria de alimentos como um todo.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), os canais de food service têm 27% de participação nas vendas totais da indústria alimentícia no mercado interno.

Por sua vez, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes fez uma pesquisa com empresários em várias partes do país e o resultado foi que 79% estão confiantes com a retomada gradativa e uma parte deles (31%) pretende contratar equipes para o atendimento nessa volta às atividades.

Essa tendência que o mercado alimentício apresenta também vem sendo observada por consultores especializados em franquia já faz algum tempo: após a pandemia, novos hábitos de viver, trabalhar e se alimentar tendem a ser criados depois de tanto tempo confinados por uma razão maior.

Assim, com a retomada de atividades presenciais após um período mais agudo da pandemia e com a vacinação, as pessoas vão querer aos poucos ter mais experiências fora de casa.

Por isso, franquias de alimentação em 2022 têm grandes chances de preencher essa lacuna e se transformarem em negócios promissores.

Por esses e outros fatores, 2022 promete ser o ano da recuperação na área da alimentação, de acordo com Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion, consultoria especializada em alimentação.

Os encontros são retomados e a rotina de se alimentar fora de casa se restabelece.

O crescimento de vendas deve superar a inflação em cerca de 3 a 4 pontos percentuais e acreditamos que o delivery ainda será uma área de relevância para os negócios”, destaca a especialista.

Simone Galante ressalta que esse setor é multifacetado e muito necessário para o cotidiano das pessoas.

Entre os eventos do final de 2021 e o carnaval, devemos sentir a retomada do turismo, o avanço concreto da vacinação e o retorno ao trabalho de parte dos consumidores, incentivando não somente o consumo pelos encontros sociais, mas também do almoço de conveniência”, afirma.

O empresário Francisco Pereira Silva, de 49 anos, franqueado do Espetto Carioca, de olho na retomada e nos números positivos decidiu investir nesse ramo.

Ele abriu uma unidade em São Paulo, na Chácara Santo Antônio, por ser uma franquia simples e bem elaborada operacionalmente.

Eu já era do ramo de alimentação, e acredito que o ano de 2022 vai ser o ano da virada em todos os segmentos”, acredita.

Nesse momento de transição, além de acompanhar as tendências de mercado e o comportamento do consumidor, é importante manter a troca de experiências constantes como, por exemplo, acompanhar as atividades de comissões específicas, como a de Food Service.

Quem entra no ramo de franquias precisa ficar atento ao seu negócio e, ao mesmo tempo, acompanhar todas as novidades que o mercado apresenta.

Franquias de Alimentação 2022: Aposta bem planejada

Mas por onde começar?

No início do planejamento para abrir uma franquia de alimentação em 2022 é fundamental se informar de todos os detalhes possíveis e entender bem o mercado e a região onde pretende atuar.

O contexto do segmento pode ser mais favorável, mas é importante conciliá-lo com o momento do empreendedor e o capital disponível: se for o caso, deve-se investir no desenvolvimento de habilidades gerenciais e de atendimento, além de ter a certeza que o valor a ser investido não fará falta em outras atividades da vida.

Eduardo Vivone, de 48 anos, tomou esses cuidados antes de iniciar como franqueado na Mais1 Café.

Fui fazer visita em várias unidades, viajei para Curitiba e falei com franqueados, me informei sobre investimento total, rentabilidade, retorno e após agendar e conhecer um dos sócios da Mais1 Café, soube que fecharia”, compartilha ele.

Para Vivone, que sempre sonhou em ter uma cafeteria e concilia seu trabalho como franqueado com o de cirurgião dentista, professor, pastor e palestrante, o ramo de alimentação é o setor onde as pessoas mais saem em busca de lazer, sobretudo em tempos de crise.

Além disso, ele conta que um dos motivos que o levaram a escolher a franquia, foi devido ao conceito “to go” e a operação simplificada.

Para 2022, espero crescer mais 50% até julho.

Novos produtos, ferramentas de gestão e marketing da rede vão catalisar esse crescimento.

Grandes marcas que foram agregadas vão facilitar o crescimento.” complementa.

Alguns cuidados e providências devem ser tomados por quem pretende abrir uma franquia de alimentação.

É fundamental conhecer seu próprio perfil, dedicar tempo aos manuais e todas as regras por ser um setor sensível, mapear e planejar toda a logística e sempre buscar inovação.

Em complemento a esses cuidados, segundo explica Simone Galante, da Galunion, é interessante buscar uma marca que se comunique bem digitalmente com o seu consumidor e tenha clareza do impacto que deseja ter em sua comunidade.

Na alimentação, temos a junção da técnica e da arte: portanto, compreenda como os alimentos são elaborados e quão frequente é a inovação em produtos e na experiência do consumidor”, ensina ela.

Além da busca por inovação nos alimentos em si, muitas vezes o franqueado precisa ser inovador nas vendas e na gestão.

Atuando no segmento de alimentação desde 2012, quando abriu um restaurante do Primo Cozinha Divina, no Shopping Rio Claro, em Rio Claro, interior paulista, André Augusto Brisola Seabra teve que dar andamento a um projeto inovador por causa da pandemia: um restaurante híbrido, que conta com os pratos premium a la carte do Primo Cozinha Divina e as delícias do buffet de comida da fazenda do Divino Fogão.

Há quase 10 anos no segmento, o empresário tornou-se franqueado da rede de comidas típicas da fazenda em julho de 2021.

André revela que o restaurante está com um crescimento gradual, mês a mês, e que as expectativas são as melhores para o próximo ano.

Com a experiência no ramo e com o suporte da franquia, ele prevê outra oportunidade de abrir outras unidades da rede para se destacar dentro da marca, que conta com 194 operações e seis dark kitchens.

Use a tecnologia a seu favor

Outro cuidado importante que os postulantes a franqueados de Alimentação devem ter, de acordo com Simone Galante, é verificar as ferramentas de tecnologia e gestão a partir de dados que o franqueador disponibiliza, pois elas simplificam o dia a dia e ajudam na tomada de decisão.

“Dê preferência a marcas que tenham gestão profissionalizada da cadeia de suprimentos, pois teremos ainda turbulências inflacionárias que exigirão parcerias e ótima negociação para manter o negócio competitivo e, por fim, compreenda como é possível manter o time sempre atualizado por treinamentos, educação de competências para o negócio, comunicação e liderança ágil”, ensina Simone.

Eduardo Dorte, franqueado da Água Doce, apostou em tecnologia e teve bons resultados.

Ele já tinha uma unidade em Rondonópolis, Mato Grosso e, com a chegada da pandemia e fechamento da loja de rua, buscou alternativas para continuar as vendas dos pratos da marca.

A oportunidade veio com a possibilidade de abrir um restaurante dentro de um shopping da cidade, já que com este tipo de operação conseguiria operar com horário de atendimento estendido e atingir diferentes públicos.

A abertura foi realizada em abril de 2021 e, de acordo com Dorte, o faturamento da nova unidade permitiu a manutenção do primeiro restaurante da Água Doce na cidade.

Para 2022, o empresário espera continuar os investimentos na marca, com a inclusão de novas tecnologias para produção rápida e em capacitação humana para manter a qualidade dos pratos no serviço dentro do salão e via delivery.

Matéria completa.: Franquias de alimentação 2022: Invista em um segmento promissor (portaldofranchising.com.br)

 

 

Compartilhar