por Abia

Embalagens criativas podem valer tanto quanto o conteúdo

Empresas que investem em embalagens criativas estão obtendo um ótimo retorno. Pode até parecer um detalhe, mas invólucro agrega valor aos produtos, reforça conceitos da marca e, o que é melhor, fideliza os clientes. Por isso, quem inova realizando uma entrega mais atrativa conquista a preferência do seu consumidor. 

Em 2019, a organização global Two Sides fez uma pesquisa ouvindo 400 brasileiros sobre a influência da embalagem na decisão de compra. Para 99% dos entrevistados, as características mais valorizadas são: capacidade de proteger o produto (64%), informações (52%) e facilidade de ser aberta ou fechada (74%). 

São esses fatores, aliados à tendência já apontada em diversos estudos de maior engajamento com ações sustentáveis, que levaram a rede de comida italiana Spoleto a investir na mudança do invólucro das massas para o serviço de delivery. A marca abandonou o papelão e adotou potes coloridos de plásticos reutilizável. A inovação levou os clientes a colecionar as embalagens, que só são pagas nas vendas para viagem nas lojas. 

A mudança ocorreu após o início da pandemia, quando as entregas passaram a ser fundamentais para as vendas, mas foi fruto de estudo anterior. Segundo a gerente de Marketing, Carolina Kinzel, a ação gerou mudança de posicionamento da rede, que hoje divide seus investimentos de comunicação entre os pontos de venda e o consumo doméstico. O retorno tem sido surpreendente: os comentários sobre os potinhos nas redes sociais praticamente empatam com os da comida.  - Fizemos muita pesquisa antes, testamos outras coisas e encontramos esse pote que funciona bem para a operação e o cliente. Encontramos o melhor dos dois mundos nele, conta Carolina. 

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