por Abia

Em projeto pioneiro, Danone e Yattó promovem a reciclagem de mais de 13 milhões de embalagens de iogurte

Para impulsionar e incentivar a circularidade em sua cadeia de valor, a Danone, empresa líder global em alimentos e bebidas, está investindo no Brasil em um projeto alinhado com seu posicionamento “Tudo de Bom, Tudo de Bem” e pioneiro para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem do poliestireno (plástico comumente utilizado em bandejas de iogurtes, também conhecido como PS) em parceria com a Yattó, startup que desenvolve soluções de reciclagem para materiais de baixa reciclabilidade.

O projeto Reciclagem de Bandejas de Iogurtes é uma das iniciativas que fazem parte da frente Danone Circula da companhia no Brasil, que busca acelerar localmente a meta de ter 100% do seu portfólio reciclável, promovendo a transição para um sistema circular de baixo carbono e de recuperar tanto quanto produz.

Junto com a Yattó, cujo lema é “reciclar o que ninguém recicla”, pela complexidade de alguns resíduos como embalagens de PS (relevante para as indústrias de alimentos) o incentivo ao reaproveitamento desse material está promovendo uma mudança no mercado, com potencial de ampliar os resultados nos próximos anos envolvendo outras empresas e parcerias em um movimento setorial.

Piloto reciclou mais de 13 milhões de embalagens – Para diminuir a taxa de rejeição do PS nas cooperativas, as duas empresas trabalham no desenvolvimento da cadeia de reciclagem desse material. O projeto começou com um piloto desenvolvido em 2023 e envolveu cerca de 25 cooperativas e 560 profissionais de cooperativas. No primeiro ano, foram recuperadas mais de 34 toneladas pós-consumo, o equivalente a 13 milhões de copinhos, de maio a dezembro de 2023, gerando uma renda adicional de R$45 mil para catadores e catadoras, desviando de aterros sanitários cerca de 4,5 milhões de metros cúbicos de resíduos e evitando a emissão de 49 toneladas de CO2 eq.

“A Danone apoia a reciclagem inclusiva há mais de 14 anos. Em linha com a nossa Jornada de Impacto e com a nossa ambição de promovermos as transformações estruturais e setoriais necessárias rumo à uma nova economia circular, definimos esse programa pioneiro no Brasil e que é ‘Tudo de Bem’ porque desenvolve a cadeia de reciclagem do PS enquanto oferece apoio social a catadoras e catadores de material reciclável”, declara Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone.

Para viabilizar a cadeia de reciclagem de PS, é necessário investir em várias frentes, incluindo a conscientização de consumidores para que descartem o material na coleta seletiva, eliminando o excesso de sujidade e removendo as tampinhas de alumínio dos copinhos de iogurte, chegando assim em melhor qualidade e em maior quantidade nas cooperativas.

Segundo Leonardo Lopes, diretor de Operações da Yattó, embora o PS seja um material comum, até hoje não havia um fluxo de reciclagem maduro para essa categoria de plástico. “O maior desafio foi realizar um diagnóstico que revelasse o cenário real da reciclagem desse tipo de resíduo nas cooperativas de reciclagem, garantindo uma amostra significativa com informações sobre a separação e valorização do material na forma colorida, que é o foco do projeto. Para conseguir a destinação adequada do poliestireno, é necessário rastrear o processo para garantir segurança na compra de resina PS pós-consumo reciclada e, dessa forma, promover uma verdadeira valorização do PS”, revela o executivo.

O projeto fomentou a cadeia de reciclagem de poliestireno em mais de 14 municípios dos Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nas cooperativas, como trata-se de uma embalagem que é leve, demora até atingir um peso significativo para venda. Por isso, a Yattó sugeriu o uso de micropostos de coleta e micrologística, o que garantiu cargas maiores e mais consolidadas aos recicladores.

É importante fomentar o uso do PS reciclado em outros setores da indústria que não tenham barreiras reguladoras. O ponto-chave é que, quanto mais aumentarmos o incentivo ao uso dessa resina, maior será sua aplicação e, consequentemente, sua valorização”, explica Lopes.

Há mais de 14 anos apoiando a reciclagem inclusiva e na profissionalização de catadores e catadoras, a Danone segue investindo nesse desenvolvimento, e neste programa desenvolvido pela Yattó oferece incentivo direto para as cooperativas com valor superior do material de R$0,5 a R$1,2/kg. Com isso, também pretende gerar um impacto social positivo nas comunidades, aumentando a renda das cooperativas e de seus profissionais.

DANONE CIRCULA – O projeto Reciclagem de Bandejas de Iogurtes, ao lado da Yattó, é apenas uma das iniciativas em andamento que faz parte da plataforma Danone Circula da companhia no Brasil. Para acelerar a transição rumo a uma economia cada vez mais circular e com um sistema de embalagens de baixo carbono, essa jornada inclui:

  • Design de embalagens
  • Recuperação de materiais recicláveis e apoio social a catadores e catadoras
  • Redução do Desperdício e Doação de alimentos

E já mostra resultados. Recentemente anunciou uma nova garrafa Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem. A primeira garrafa de iogurte familiar em PET transparente da Danone possui a menor quantidade de plástico dessa categoria no mercado, além de um iogurte produzido com leite de baixo carbono. O produto traz na embalagem as iniciativas “Tudo de Bom, Tudo de Bem” da empresa, e reforça a comunicação das ações de sustentabilidade com as pessoas que consomem seus produtos.

Além disso, estão em andamento programas como o Fermenta Impacto+, uma ação de inovação aberta voltada para implementação de soluções de impacto junto a startups; e a parceria com o movimento Pimp My Carroça, em que apoia projetos exclusivos com catadores e catadoras de material reciclável para promover melhores condições de trabalho desse elo fundamental da cadeia de reciclagem. A parceria foi lançada no início de 2024, na promoção “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e está apoiando projetos que promovem melhores condições de trabalho, com investimentos voltados para infraestrutura, equipamentos e capacitação desses profissionais.

Mais informações sobre iniciativas e ação da companhia podem ser conferidas no site: https://corporate.danone.com.br/ 

YATTÓ TRANSFORMA – O Yattó Transforma é um programa que visa à circularidade de diversos tipos de embalagens separadas nas cooperativas de catadores. O programa tem o objetivo de reciclar materiais que, até então, não tinham valorização e transformá-los em novos produtos, desviando grandes volumes dos aterros sanitários e valorizando financeiramente os profissionais de reciclagem, levando estrutura à cadeia.

Com isso, a Yattó facilita a recuperação de insumos por meio de uma cadeia de reciclagem padronizada e qualificada, atendendo às metas de sustentabilidade, que vão desde a reciclagem até iniciativas sociais. 

Sobre a Danone – A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, produtos à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. 

Sobre a Yattó

Fundada em 2015 por Luiz Otávio Grilo, Alexandre Galana e Leonardo Lopes, a Yattó é uma empresa de soluções em Logística Reversa e Economia Circular responsável por estruturar sistemas de reciclagem de resíduos, com foco principal naqueles de difícil reciclagem. Atua como braço de empresas de médio e grande porte, promovendo a circularidade dos recursos naturais em ações de impacto ESG. Tem como propósito cuidar do lixo (resíduo), dando um novo destino por meio da reciclagem e garantindo a reinserção no ciclo produtivo ou com o descarte apropriado. A Yattó participou dos principais programas de aceleração de startups do país, como o Panela Nestlé, Plug and Play e Acelerattor 100+ Ambev e é signatária do Pacto Global da ONU.

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