por Abia

Em 2023 São Paulo será a capital do capital do agronegócio nacional

Brasil Agribusiness será um “hub” integrando e conectando todo agronegócio do país na cidade de São Paulo no mês de junho do ano que vem, no São Paulo Expo Imigrantes.

Todas as cadeias produtivas com os elos do antes, dentro e pós-porteira das fazendas estarão apresentando ao mundo as realidades e os potenciais desse macro setor do complexo do agribusiness que impacta diretamente 30% da economia do país e 100% da população brasileira.

Vender mais e melhor para todos os mercados. Atrair parcerias em investimentos, inovações na ciência. Revelar o quanto de serviços já existem no agronegócio e ainda não estão percebidos por todos.

João Dornellas presidente executivo da Abia, representando o conselho do evento Brasil Agribusiness, declarou ontem no Museu do Ipiranga no lançamento desse movimento o total apoio da indústria de alimentos e bebidas que neste ano irá superar R$ 1 trilhão e exporta para 190 países com valor agregado.

Francisco Maturro secretário de Agricultura do Estado de São Paulo abordou a dedicação do governo do estado para a realização do evento Brasil Agribusiness em 2023, colocando o agro brasileiro num posicionamento mundial de protagonismo através da megalópole paulistana.

São Paulo é uma das cinco maiores cidades do planeta no movimento econômico, financeiro, polo de decisão industrial, comercial, logístico e de agregação de valor da agropecuária do país. Uma legítima capital do capital do agronegócio nacional, como diz o agrônomo economista do agro e editor da Agroanalysis FGV, Luís Antônio Pinazza.

Carla Tuccilio, CEO do Brasil Agribusiness, com a DCsete, responsável pela organização apresentou um projeto voltado aos negócios e também ao entretenimento, cultura, shows e com gastronomia, e estímulo à agricultura artesanal, o que chamamos dos “terroir” do país.

Agribusiness é o maior negócio do mundo, e o maior negócio do Brasil. Significa empregos, carreiras, empreendedorismo e muito cooperativismo, onde as cooperativas que já representam 53% da produção de grãos brasileiros podem incorporar milhões de pequenas propriedades no Brasil ainda fora da ciência e dos mercados.

A cidade de São Paulo será a vitrine, o show do agribusiness brasileiro para o mundo todo. Nossa juventude, e para sua valorização em toda sociedade do Brasil.

Brasil o país da paz, e agro é paz como o professor Roberto Rodrigues sempre nos relembra. Podemos dobrar de tamanho nesta década objetivando mais de US$ 1 trilhão no movimento integrado de todo agribusiness desde o A do abacate ao Z do zebu, com indústria, comércio e serviços, ao lado dos agricultores e cooperativas.

E com isso crescer o PIB do país de forma digna e com distribuição de renda e acesso a comida, agroenergia e meio ambiente para todos. Segurança alimentar e prosperidade. Agronegócio o grande negócio do mundo e do Brasil e de São Paulo, a nossa capital do capital do agro. Cada vez mais um capitalismo agroconsciente.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.
Fonte.: https://tejon.com.br/blog/eldoradoestadao-em-2023-sao-paulo-sera-a-capital-do-capital-do-agronegocio-nacional

Compartilhar