por Abia

Dia Internacional da Reciclagem

Vamos reforçar a importância da nossa atitude cidadã de separar e descartar adequadamente nossos resíduos

Hoje, 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem, uma ótima data para reforçarmos nosso pedido diário: separe e descarte adequadamente seus resíduos. Como cidadãos consumidores, somos parte importante desse processo.

Dentro de casa, a separação dos resíduos é um hábito que precisa entrar na rotina de todos nós. E é um hábito simples. Basta ter dois coletores: um para recicláveis e outro para orgânicos. Ao colocar um ao lado do outro, torna-se prático e automático. Quando começamos a separar e percebemos que, na maioria das vezes, o volume de recicláveis é bem maior do que o volume de resíduos orgânicos, torna-se ainda mais palpável a importância desse ato. Imagine todo aquele material valioso, reciclável, que poderia ser reaproveitado, transformado em matéria-prima novamente, parando nos aterros e piorando a degradação ambiental?

É aí que percebemos, também, como somos fundamentais para que todo o ciclo da logística reversa possa ser concluído. Nós separamos e descartamos corretamente nossos resíduos, o sistema de coleta seletiva retira os materiais e as cooperativas fazem a triagem de tudo aquilo que descartamos. Na sequência, o comércio atacadista de recicláveis vende todo esse material para a indústria recicladora que faz esse processamento e encaminha a matéria-prima reciclada para as fabricantes de produtos. Esses novos produtos voltam para as prateleiras nos espaços comerciais.

Ou seja, somos quase que o pontapé inicial de todo esse processo. Mas, claro, como sempre enfatizamos, não somos os únicos responsáveis. Para que toda essa cadeia aconteça, a responsabilidade é compartilhada entre nós, consumidores; os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes; e os governos pela promoção dos serviços públicos de limpeza urbana e do manejo dos resíduos sólidos.

Qual o resultado de todo esse esforço? Entre os principais benefícios da reciclagem estão preservação dos recursos naturais, redução da poluição e da emissão de gases do efeito estufa, economia de energia, e geração de empregos e de renda para a população. A cidade, a comunidade e a natureza agradecem nosso empenho! Separe. Não pare.

Fonte.: http://separenaopare.com.br/blog/

Compartilhar