por Abia

Desvendando o processamento de alimentos

Um molho caseiro feito com 5 quilos de tomate rende, em média, 2,5 quilos e demora mais de 2 horas para ficar pronto. Já a indústria brasileira produz 83 toneladas de molho em 2 horas, quantidade 33 mil vezes maior que a obtida em casa. E isso faz sentido, porque em casa cozinhamos para a família, enquanto a indústria cozinha para milhões! Como ela faz isso? Esta e outras curiosidades foram tema do programa desta quarta-feira (27/7), no segundo episódio do “Processamento de Alimentos para Curiosos”, parceria entre a FEA, a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

As transmissões, com uma hora e meia de duração e espaço para perguntas – que têm como objetivo ampliar a divulgação e o conhecimento sobre a ciência de alimentos e como ela é aplicada na prática -, são feitas pelo YouTube, no canal da FEA (Conexão FEA), sempre na última quarta-feira do mês (até outubro), a partir das 14h. Os programas ficam disponíveis no mesmo canal após o encerramento do evento.

O terceiro episódio será no dia 31/08 e trará o tema “Como a indústria faz o que você faz em casa – parte II”. Não perca!

Faculdade de Engenharia de Alimentos - Unicamp - YouTube

Compartilhar