por Abia

Danone renova sua jornada sustentável no Brasil e acelera frente de circularidade

Para acelerar a transição rumo a uma economia cada vez mais circular e com um sistema de embalagens de baixo carbono, a Danone Brasil, empresa líder global em alimentos e bebidas, reestrutura sua jornada de sustentabilidade e anuncia novas iniciativas para alcançar a meta de 100% do portfólio reciclável no Brasil até 2030.

Como parte da nossa estratégia global de geração de valor Renew Danone, lançamos nossa Jornada de Impacto em torno de três pilavres com maior potencial de impacto nos próximos anos. Eles representam as transformações que queremos ver no mundo para:  Promover Saúde, Regenerar a Natureza, e Desenvolver Pessoas & Comunidades. Definir essas prioridades traz ainda mais transparência às nossas metas e foca onde podemos gerar mais valor”, explica Patricia Levy, Diretora de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil. “Tudo isso está fundamentado em nossa essência “Tudo de Bom, Tudo de Bem” e em nosso compromisso como Empresa B”, completa.

No âmbito da economia circular, a Danone Brasil reformulou sua atuação no Brasil para acelerar sua contribuição local com os compromissos e metas globais que guiam sua Jornada de Impacto. “Estamos em uma jornada para que nossas embalagens sejam 100% reutilizáveis. Hoje, 100% das nossas garrafas de iogurtes já são recuperadas e temos 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil. Queremos oferecer embalagens com cada vez menos plástico, mantendo a qualidade de nossos alimentos e a nossa responsabilidade ambiental”, detalha Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

Além de alcançar a meta de 100% de embalagens recicláveis até 2030, a companhia também tem o compromisso de reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040 (com redução de 30% até 2030), e liderar o desenvolvimento de sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico até 2040. Hoje, 100% das garrafas de iogurtes da empresa, produto que representa o maior volume de produção, já são recuperadas.

Investir em ações que fomentam a frente de economia circular é Tudo de Bom, Tudo de Bem, pois propõe uma mudança em toda a maneira de consumir: do design dos produtos até nossa relação com as matérias-primas e resíduos, passando pelo investimento na cadeia de reciclagem, pela capacitação dos catadores e soluções práticas de novas aplicações em material reciclado”, comenta Patrícia.

Para atingir as metas de circularidade localmente, a Danone atua nas frentes de design de embalagens, recuperação de materiais recicláveis e doação de alimentos. “Cada uma dessas frentes conta com iniciativas pioneiras e projetos piloto inovadores cujo objetivo é acelerar a transição da empresa rumo a um sistema de embalagem circular e de baixo carbono, recuperando tanto​ quanto utiliza de materiais, além de reduzir os desperdícios em toda a sua cadeia de valor. Tudo isso mantendo o apoio catadoras e catadores de materiais recicláveis, algo que fazemos há mais de 14 anos”, explica Scheilla.

Um dos principais projetos está sendo desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem de materiais complexos. Para avançar no compromisso de utilizar matérias-primas mais sustentáveis estamos trabalhando juntos no desenvolvimento da cadeia do polietileno (também conhecido como PS), um plástico flexível comumente utilizado hoje em bandejas de iogurtes por todo o mercado. O projeto já foi responsável por recuperar 30 toneladas de PS só em 2023 e se mostrou escalável, impactando mais de 14 cidades em 4 Estados do Brasil”, detalha Scheilla.

Ao lado do movimento Pimp My Carroça, a Danone também apoia projetos exclusivos com catadores e catadoras de material reciclável para promover melhores condições de trabalho desse elo fundamental da cadeia. A parceria foi lançada no início de 2024, na campanha “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e está apoiando projetos que promovem melhores condições de trabalho, com investimentos voltados para infraestrutura, equipamentos e capacitação.

Além disso, a Danone também está investindo no programa Fermenta Impacto+ de inovação aberta voltado para implementação de soluções de startups de impacto positivo. No ano passado, a companhia selecionou, em parceria com o Quintessa – aceleradora de impacto pioneira do país – projetos de startups para desenvolverem iniciativas Tudo de Bom, Tudo de Bem para a saúde das pessoas e do planeta, contribuindo com o alcance de metas da Jornada de Impacto.

GARRAFA TUDO DE BOM, TUDO DE BEM 

Focada nas metas de diminuir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030 e ter 100% das suas embalagens reutilizáveis nos próximos seis anos, a Danone investiu em projetos de circularidade das garrafas de iogurtes. Um exemplo é a garrafa de iogurte Tudo de Bom, Tudo de Bem.

Fruto de um processo de co-construção com catadores em workshops e visitas a cooperativas, a Danone intensificou suas pesquisas para a retirada do pigmento branco dos garrafões, a fim de aumentar a reciclabilidade e o valor de reciclagem do material, gerando assim mais renda a catadoras e catadores. A inovação nasceu de projeto piloto do Danone Circula no Brasil e mostra como o design de embalagens pode estar à serviço da sustentabilidade na indústria de alimentos. Desta forma, a Danone apresenta ao mercado sua garrafa “Tudo de Bom, Tudo de Bem”.

Primeiro garrafão em PET transparente da Danone, possui menor quantidade de plástico dessa categoria no mercado, além de um iogurte produzido com leite de baixo carbono. O produto também traz na embalagem as iniciativas “Tudo de Bom, Tudo de Bem”, e reforça as ações de circularidade da companhia.

"O uso do PET transparente na embalagem de um dos produtos que representa o maior volume de produção da Danone Brasil, reafirma nosso compromisso com nossa Jornada de Impacto. A ausência de pigmento branco não é uma questão estética, mas uma estratégia para aumentar a reciclabilidade do material nas cooperativas, reforçando o apoio social da empresa a catadores de material reciclável. Para chegar a essa embalagem, investimos em pesquisas para garantirmos que as propriedades nutricionais e sensoriais do produto fossem totalmente preservadas”, explica Patrícia Levy.

DANONE TUDO DE BOM, TUDO DE BEM  

Tudo de Bom, Tudo de Bem ilustra o que é a Danone e o poder de transformar o mundo por meio da alimentação. Ser “Tudo de Bom” significa que produzir alimentos saudáveis sem abrir mão do sabor, mantendo o compromisso da Danone com a qualidade, exclusividade e o pioneirismo avançado em pesquisa.

Ser “Tudo de Bem” traduz o compromisso da Danone com a sustentabilidade e com a sociedade, vivenciando uma cultura diversa e apoiando o desenvolvimento sustentável de toda cadeia, dos produtores de leite a catadores de material reciclável.

“Essa é a nossa estratégia de negócio e a nossa jornada. Uma jornada que não é só nossa, por isso lançamos a campanha “Tudo de Bom, Tudo de Bem” como um convite para que consumidores participem desse ciclo escolhendo alimentos saborosos e saudáveis, feitos dentro de um modelo de gestão sustentável e que reverterá parte do valor de sua compra em apoio aos projetos do Pimp My Carroça”, explica Marcelo Bronze, Diretor de Marketing da Danone Brasil.

Mais informações sobre iniciativas e ação da companhia podem ser conferidas no site: https://corporate.danone.com.br/ 

Sobre a Danone – A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, produtos à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. 

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