por Abia

Centro de Ciência do Cacau da Mars, na Bahia, promove workshop para celebrar o Dia do Trabalhador Rural

Para celebrar o Dia do Trabalhador Rural, comemorado em 25 de maio, o MCCS - Mars Centro de Ciência do Cacau promoveu no dia 29 um workshop especial levando novos conhecimentos e habilidades para pequenos produtores rurais. O evento, que aconteceu na sede do Centro, tem parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e os Sindicatos Rurais de Barro Preto, Uruçuca, Itajuípe e Ilhéus. O objetivo da parceria é contribuir para o desenvolvimento da região, além de proporcionar melhorias na qualidade de vida desses profissionais.

“Essa parceria é fundamental para a realização do evento, pois permite a combinação de esforços para garantir a qualidade da programação das oficinas e a participação de um público altamente relevante para a região e para a indústria do cacau no Brasil e no mundo. Na Mars, temos o compromisso de contribuir com os nossos parceiros e as comunidades onde operamos.”, destaca Luiza Santos, coordenadora de Assuntos Corporativos da Mars.

O Mars Centro de Ciência do Cacau é um importante espaço do Grupo Mars que reforça o seu compromisso global na promoção da pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do cacau. Iniciativa voltada para o setor do cacau em todo o mundo, o projeto é uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras da matéria-prima do chocolate.

Todas as oficinas foram realizadas na sede do Centro da Mars, localizado na região de Barro Preto, na Bahia. Os próprios Associados do Grupo Mars, juntamente com representantes das instituições parceiras, ministraram o workshop. Durante o encontro, foram discutidos temas como poda e adubação, produção de mudas, principais doenças do cacaueiro e, o Meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos) — unidade e cultivo de abelhas que tem fundamental importância para a preservação da Mata Atlântica. No local, o grupo explicou sobre a importância das abelhas na Cabruca e os participantes discutiram práticas agrícolas ecológicas, técnicas de cultivo e colheita do cacau, controle de pragas e doenças, entre outros assuntos.

Os produtores rurais selecionados foram escolhidos por meio da indicação dos Sindicatos Rurais da região, levando em consideração o perfil de cada participante e o que cada prática se adequa melhor em seu dia a dia.

“O MCCS desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do cacau, bem como no desenvolvimento pessoal de cada produtor rural. Iniciativas como essas são essenciais para fortalecer a capacitação e a qualificação desses produtores, ao mesmo tempo em que oferecem a oportunidade de se conectarem com o Centro e os parceiros, fortalecendo a rede de apoio para o desenvolvimento rural da região”, finaliza Luiza Santos.

Sobre a Mars     

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S, OPTIMUM, PEDIGREE, RÁRIS, ROYAL CANIN, SKITTLES, SNICKERS, TWIX, UNCLE BEN’S e WHISKAS. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de 40 bilhões de dólares provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.      

Sobre MCCS – MARS Centro de Ciência do Cacau 

Criado pela Mars em 1981, o Mars Center for Cocoa Science (MCCS) é 100 por cento dedicado à pesquisa do cacau por meio de estudos sobre a cadeia produtiva do cacau. Portanto, um de seus objetivos é desenvolver o cacau com alta qualidade agronômica, com sabor e composição diferenciados. Sua pesquisa investiga técnicas de cultivo e melhoramento genético de plantas, com o objetivo de garantir maior produtividade aos agricultores, aumentando a resistência a doenças e produzindo amêndoas de melhor qualidade. O MCCS também é o responsável administrativo pela Escola Municipal Virginia Mars, que atende crianças da zona rural de Barro Preto; e a Unidade de Saúde da Família local, que atende tanto aos associados quanto aos moradores do entorno e da área urbana.

 Informações para imprensa    

Imagem Corporativa | [email protected]   

Fabiana Couto (21) 9.9742-9748   

Dan Oliveira (11) 9.4928-6686  

Foto.: Crédito: divulgação Grupo Mars

Compartilhar