por Abia

Bem Brasil conquista certificado internacional de gestão ambiental ISO 14001

A Bem Brasil Alimentos, marca brasileira de batatas pré-fritas congeladas, acaba de conquistar a certificação ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). O documento é uma norma internacional que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental, para que uma organização seja capaz de gerenciar os impactos ambientais imediatos e de longo prazo dos produtos, serviços e processos de sua organização.

A certificação, emitida pela SGS do Brasil Ltda, empresa líder mundial em certificação de sistemas de gestão, atesta que a Bem Brasil adota os processos necessários para o uso eficiente de recursos naturais e redução de desperdícios.

"A ISO 14001 é uma norma que voluntariamente decidimos implementar e ser certificados. Através desta certificação deixamos claro nosso compromisso com a proteção ao meio ambiente e nossa dedicação à melhoria contínua de nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Muito além do cumprimento de requisitos legais, estamos dedicados em fortalecer nosso pilar ambiental da sustentabilidade através de práticas de economia circular, gestão de recursos naturais, educação ambiental e prevenção à poluição. Estamos muito felizes com esta conquista que nos ajudará a deixar o sistema cada vez mais robusto e preparado para gestão eficiente de riscos e oportunidades”, diz Isabela Navarro, Gerente de Sustentabilidade da Bem Brasil.

Segundo Érika Araújo, supervisora de meio ambiente da Bem Brasil, para conquistar a certificação, todo o SGA -- Sistema de Gestão Ambiental da empresa vem atuando, desde 2020, na melhoria contínua buscando sempre a longevidade do negócio e no desenvolvimento sustentável com dedicação e empenho para melhorar o desempenho ambiental em todos os âmbitos dos seus processos.

“Criamos nossa Política Ambiental com os seguintes princípios: prevenir a poluição, promover a Educação Ambiental, atender aos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis da norma, assumir com compromisso a proteção ao meio ambiente, comunicar resultados e compromissos socioambientais e assegurar uma gestão eficiente dos recursos naturais existentes dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável. Além de garantir o desenvolvimento de todo time com treinamentos relacionados com as questões ambientais e a implementação do programa As 5 Sementes do BEM (Programa 5S)”, explica.

Para ela, a Certificação ISO 14001:2015 pode trazer também a redução de custos operacionais, como gerenciamento dos impactos ambientais de forma eficaz, garantia no cumprimento da legislação ambiental, redução do desperdício, atendimento à legislação ambiental municipal, federal e estadual e oferecer novas oportunidades de negócios com clientes ambientalmente conscientes.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros -- detém um share de 45%, conforme pesquisa Estatexport -- e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos. A ampliação da fábrica de Perdizes quase duplicou a atual capacidade produtiva da empresa, passando de 250 mil toneladas para mais de 450 mil toneladas de produtos.

Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade 2021.  

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
FSB Comunicação -- Jamille Menezes -- (11) 98498.6735 - [email protected]

Compartilhar