por Abia

Audiência pública para debater o futuro da agroindústria no Brasil

Aconteceu hoje a audiência pública virtual promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados (CDEICS). O presidente executivo da ABIA, João Dornellas, esteve presente para contribuir com o debate sobre o futuro da agroindústria no Brasil. 

A audiência, que foi presidida pelo deputado federal Otto Alencar Filho (PSD/BA), discutiu questões essenciais para a indústria. Dornellas falou sobre a importância do setor de alimentos e bebidas para o país e destacou as oportunidades de geração de riqueza ao agregar valor aos produtos por meio da industrialização. “O Brasil já é o celeiro do mundo, mas precisamos ser mais ambiciosos e pensar também em sermos o supermercado do mundo. O que significa isso? Transformar mais produtos, industrializar e exportar mais”, pontuou ele.

Outro ponto de destaque foi a apresentação de dados que confirmam a necessidade de redução da carga tributária sobre os alimentos no Brasil, o que favoreceria o acesso da população de baixa renda a uma boa alimentação. Como mensagem final, o presidente executivo da ABIA reforçou a importância da elaboração de políticas públicas baseadas em evidências científicas sobre alimentação e alimentos processados. Ele também mostrou seu apoio à pesquisa e inovação como grande incentivo ao desenvolvimento das agroindústrias do Brasil.

Além de Dornellas e Alencar, Guy De Capdeville, substituto eventual do presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), também participou da audiência.

Compartilhar