por Abia

ApexBrasil realiza o E-Xport Meeting Virtual de 4 a 6 de setembro

A Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai realizar o E-xport Meeting 2023 para todos os interessados em vender no mercado internacional por meio do e-commerce. Este ano, o tradicional encontro será transmitido no formato virtual e gratuito, durante os dias 4, 5 e 6 de setembro, de 9h até 12h. As inscrições poderão ser realizadas pelo link até a data do evento.

O encontro reúne grandes especialistas de e-commerce para abordar os principais temas relacionados a este mercado que segue em ascensão e repleto de oportunidades. Dentre os participantes convidados, estão parceiros estratégicos da ApexBrasil, como Amazon.com, Grupo Alibaba, eBay, além de empresas que superaram os desafios da internacionalização com apoio da Agência e vão compartilhar suas experiências. O objetivo do encontro virtual é compartilhar informações relevantes para apoiar a internacionalização de empreendimentos brasileiros por meio do mercado digital. 

Um dos temas de destaque do encontro é a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio digital. O painel “Mulheres no E-commerce Internacional” com a participação da Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, e da gerente de Internacionalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sarah Saldanha. Entre as participantes do painel sobre a presença feminina no comércio eletrônico, estará também Carol Moreno, fundadora do Mulheres no E-commerce (MNE), o maior movimento de mulheres digitais do Brasil, e a diretora executiva da empresa Stock Distillery, Valéria Cristina Natal. As bebidas da Stock estão presentes em mais de um milhão de pontos de vendas em todo Brasil e já conquistaram mercados do Oriente Médio por meio da plataforma Alibaba. Há três anos, a Stock foi uma das primeiras empresas brasileiras de bebidas a entrar no e-commerce e atualmente está em fase final de inserção na Amazon Estados Unidos. 

Além deste, temas como a internacionalização, apoio às startups, planos de marketing internacional e o Programa e-Xport da ApexBrasil também farão parte da programação. Desafios e oportunidades nos mais diversos mercados serão pauta da segunda manhã do encontro. 

Na manhã do dia 5 de setembro, a agenda está repleta de conteúdo diretamente dos escritórios da ApexBrasil no exterior. Serão cinco sessões sobre mercados estratégicos para o e-commerce: China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Europa, América Latina e Estados Unidos.

No último dia, para falar sobre vendas B2B (business to business) via comércio digital para o mundo, a ApexBrasil convidou o RelGov da Alibaba.com Latam, Felipe Daud. A Alibaba.com é uma das maiores plataformas de negócio digital para empresas B2B. A Agência e a plataforma possuem parceria que objetiva realizar uma série de ações conjuntas envolvendo capacitação, aceleração e facilitação de empresas brasileiras para vendas globais por meio da Alibaba.com. Já para abordar vendas B2C (business to consumer), o painelista convidado foi o CEO da B2GO, Nils Strandberg.  A B2GO é uma plataforma de criação e curadoria de conteúdos voltados para a aceleração da internacionalização de empresas por meio de metodologias ágeis.  

O mercado digital norte-americano também será tema de debate em mesa composta pela gerente do Programa Latam Global Selling da Amazon.com, Valentina Neves, e pelo coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae, Ivan Tonet. Mediado pela Coordenação de Expansão Internacional da ApexBrasil, por meio de Anna Emília Arend dos Santos, o painel recebe ainda o empresário e fundador da Mola Model, Márcio Sequeira. Com o apoio da ApexBrasil, a empresa já participou do Programa de Vendas Internacionais da Amazon.com. Desde 2021, a ApexBrasil tem um acordo de colaboração com a Amazon Brasil dentro do Programa de Aceleração de Negócios Digitais da Agência e, juntas, já atenderam mais de 250 empresas. 

Cenário global do comércio digital 

Segundo dados da Inteligência da ApexBrasil, durante a pandemia, as vendas do varejo digital global atingiram picos históricos, chegando a crescer 30% em 2020 em relação ao ano anterior. Contudo, a volta à normalidade trouxe uma expectativa de desaceleração. Segundo a Euromonitor, para 2023, o crescimento previsto é de apenas 8,2%. Para os próximos 4 anos, a taxa de crescimento estimada é de 9,3%. 

A China e Estados Unidos seguem como grandes líderes do comércio eletrônico transfronteiriço. Em 2022, a China registrou US$ 167,1 bilhões de comércio cross border e os EUA, US$ 52 bilhões. Isso significa que, entre 2017 e 2022, a China e os EUA apresentaram um crescimento médio de 27,5% e 26% no comércio eletrônico cross border, respectivamente. Comparativamente, o Brasil registrou US$ 11,8 bilhões nesse tipo de transação em 2022, um crescimento médio de 41,4% nos últimos cinco anos. A América Latina vem apresentando grande dinamismo no e-commerce de bens e serviços, apresentando uma taxa de crescimento médio anual de 30,2% de 2017 a 2022. A participação latino-americana no e-commerce global em 2022 foi de 4,8%. Nesse contexto, o Brasil foi responsável por 34,1% do crescimento regional. 

Para o gerente de inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste, o e-commerce internacional é uma janela de oportunidade principalmente para as pequenas e médias empresas brasileiras expandirem seus negócios pelo mundo. “Empresas brasileiras devem levar em consideração não só a inovação nos formatos de vendas para atingir novos mercados, como também as necessidades dos consumidores digitais que focam cada vez mais no consumo consciente e sustentável”, afirma Celeste. 

Segundo pesquisa do Statista, os produtos mais comprados no comércio transfronteiriço em plataformas online, principalmente via smartphone e computadores pessoais, incluem vestuários (36%), eletrônicos (20%) e cosméticos (16%).  

Sobre o E-xport Meeting

O E-xport Meeting é o encontro anual sobre e-commerce internacional realizado pela ApexBrasil. A edição virtual do encontro será realizada pelo zoom, nos dias 4, 5 e 6 de setembro. Serão três manhãs de imersão em novas tecnologias, tendências e melhores práticas. 

Sobre a ApexBrasil 

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.

SERVIÇO: 

E-Xport Meeting

  • Data: 04, 05 e 06 de setembro
  • Horário: entre 9h e 12h
  • Inscrições: clique aqui
  • Prazo de inscrição: até o dia do evento

Notícia: https://apexbrasil.com.br/content/apexbrasil/br/pt/conteudo/noticias/apexbrasil-realiza-o-e-xport-meeting-virtual-de-4-a-6-de-setembr.html#msdynttrid=NR-Adwuxe-QAopqSvtMo1cvcW1xtSwpgRl8vv-6Bsk4

 

Compartilhar