por Abia

ApexBrasil lança estudo com foco em alimentos e bebidas amazônicos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal: Oportunidades e Apelos Globais”. O material  explora os diferenciais competitivos de 11 grupos de produtos da região, como qualidade, benefício à saúde e sustentabilidade, o que os tornam altamente atrativos para o mercado internacional. Produtos como açaí, guaraná, castanha-do-pará, mandioca e peixes estão entre os principais itens contemplados.

O estudo é pioneiro entre as publicações da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, pois, além de basear-se em informações de mercado, possui recorte regional, aborda aspectos ESG (questões ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) e possui a contribuição de 15 empresas da região, que compartilharam com a ApexBrasil suas percepções das oportunidades e dos desafios nos mercados de atuação. Foram entrevistadas: ACRIPAR, Atlas Agro, Amazon Polpas, Amazônia Hub, C.A.M.T.A, CAFERON, Dassoler, Fazenda Panorama, Floresta em Pé, Goola Açaí, Manioca, Mariza Foods, Nusoken e Unifruit.

A publicação aborda a importância crescente de aspectos de saudabilidade e sustentabilidade para o consumidor de alto poder aquisitivo e o potencial brasileiro para atender esses mercados. Além de apresentar o panorama das exportações brasileiras e os principais mercados para alguns alimentos e bebidas da Amazônia Legal, o material destaca os apelos globais mais utilizados em cada segmento, as Indicações Geográficas da região e as certificações privadas mais comuns. O objetivo é oferecer ao exportador uma visão sobre mercados e estratégias para agregação de valor ao seu produto.

Os apelos globais têm recebido crescente atenção dos consumidores, sobretudo em mercados de maior poder aquisitivo, e representam um diferencial competitivo que pode ser explorado por produtores amazônicos. Dessa maneira, o estudo foca, principalmente, nos potenciais para alimentos e bebidas de setores selecionados, além de informações sobre como aplicá-los aos produtos e sobre como as principais ferramentas de agregação de valor podem ser úteis para todos os exportadores.

Baixe o estudo por meio deste link (copie e cole em uma aba no seu navegador): <http://www.apexbrasil.com.br/inteligenciamercado/downloadestudo?arquivo=37ee12cd-9cd8-455c-b1a1-b1574b18d511.pdf>. Para acessá-lo diretamente pelo portal da ApexBrasil, clique neste link e selecione "Setor" > "Alimentos, Bebidas e Agronegócios", e clique em "ok", sem selecionar o mercado.

Esse estudo faz parte dos produtos oferecidos gratuitamente pela Inteligência de Mercado da ApexBrasil. No nosso site, são disponibilizados às empresas brasileiras os Mapas de Oportunidades, ferramentas que ajudam a localizar oportunidades de exportação para produtos brasileiros, e estudos setoriais sobre diferentes mercados. É possível consultá-los aqui.

Os empresários da região amazônica podem contar também com o apoio do escritório ApexBrasil Norte, localizado em Belém-PA. Além de prestar assistência aos exportadores da região, os escritórios da ApexBrasil oferecem o serviço de Matchmaking on Demand, em que se organizam reuniões customizadas com compradores qualificados, para aquelas empresas exportadoras interessadas em buscar novos clientes nos mercados da América do Sul, Europa e Oriente Médio.

Notícia.: ApexBrasil lança estudo com foco em alimentos e bebidas amazônicos

Compartilhar