por Abia

ANUFOOD BRAZIL 2023: Galunion destaca tendências de produtos que auxiliam nas estratégias de negócios

De 11 a 13 de abril, a Galunion, consultoria especializada no setor de alimentação fora do lar, participou da ANUFOOD BRAZIL 2023, a 4ª feira internacional exclusiva para o segmento de alimentos e bebidas. O evento é uma das principais vitrines de lançamentos de produtos nacionais e internacionais, além de apresentar tendências para o varejo, Food Service e hotelaria. Neste ano, a iniciativa contou com mais de 300 expositores, 900 marcas, 15 mil visitantes e mais de 60 horas de conteúdo ministrado nas palestras. Acompanhando constantemente o setor, a equipe da Galunion identificou os principais insights mostrados durante o evento, para que empresários que atuam no ramo possam expandir e aumentar a competitividade de seu negócio.

“Durante a curadoria realizada na ANUFOOD BRAZIL 2023, percebemos certas características se repetindo em muitos produtos considerados importantes para as estratégias atuais de negócio, além de alguns temas marcantes nas palestras. Dessa forma, produzimos uma lista com seis grandes insights sobre o que foi exposto na feira que irão auxiliar, de forma efetiva, as ações que englobam o mercado nacional de Food Service neste ano”, explica Simone Galante, CEO da Galunion.

Entre os temas apontados, o conceito de multitendências, que já foi abordado no GALUNION Food&Tech Trends, continua em alta e vem sendo bastante difundido no setor como um todo. Neste quesito, deve-se levar em consideração que em vez de ter apenas uma tendência reconhecida pelo consumidor em um produto, é possível investir em várias agregando ainda mais valor. Esse é o posicionamento que o mercado de alimentos está adotando, sendo possível encontrar vários itens seguindo este conceito.

Foi possível observar também que, como já visto na edição do ano anterior, o veganismo e vegetarianismo foi um tema presente em diversos estandes e palestras, mas trouxe à tona neste ano diferentes formas de pensar a mesma temática. Para entender melhor esta questão, a Galunion dividiu este assunto em três subtópicos principais. Tendo como base a “comunicação sutil”, se antes as marcas destacavam os termos ‘vegano, vegetariano ou plant-based’ nas embalagens, na feira havia uma comunicação mais sutil usando “produto vegetal”. Um exemplo disso seria o leite vegetal da marca Naveia, que usa o termo “deleite vegetal”. As palestras destacaram que essa mudança de comunicação visa aproximar todos os tipos de consumidores, sem direcionar nichos ou levantar barreiras.

Outra questão seria o “foco na causa”, já que a sustentabilidade aparece como forte motivador deste tipo de produto, o que faz sentido em um cenário em que temas ESG (governança ambiental, social e corporativa) ganham cada vez mais espaço. A terceira questão foi a “variedade de bases de produtos”, com uma disponibilidade tanto dos análogos aos de proteína animal, como aqueles com foco em frutas, verduras, oleaginosas, cogumelos etc.

Outra tendência muito vista foi a indulgência permissiva que tem a premissa de criar produtos gostosos, mas sem renunciar à saudabilidade. “Na ANUFOOD BRAZIL 2023, vimos inúmeros exemplos de produtos indulgentes, saborosos e com atributos de saudabilidade. Dentro dessa tendência, dois atributos se destacaram. O primeiro são os atributos funcionais, alimentos que, como o nome sugere, são nutritivos e possuem uma função específica em nosso organismo, produzindo efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde. O outro foi o de produtos considerados clean label, que apesar de não possuírem definição oficial, costumam ser aqueles com poucos e reconhecíveis ingredientes no rótulo e/ou naturais. Neste caso, a grande maioria dos produtos desses tipos vistos na feira tinham rótulos e embalagens com comunicação clara e direta dos ingredientes e atributos”, revela Nathália Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing, na Galunion.

Para promover a inclusão, uma tendência em maior oferta de produtos para abranger o público que possui necessidades de dietas específicas, seja por fatores de alergias ou intolerâncias a ingredientes ou por outras motivações, vem ganhando cada vez mais relevância. Assim, em praticamente cada embalagem e rótulo analisados, os selos de “zero lactose”, “sem glúten”, “sem açúcar”, “sem soja” e outros, estavam presentes de forma clara e de fácil identificação.

Já a conveniência foi uma das grandes tendências vistas, sendo representada por produtos cada vez mais fáceis de utilizar pelo consumidor ou que agilizam a operação para o Food Service, como as misturas pré-prontas. Dessa forma, a rapidez e a conveniência também aparecem em bebidas ou drinques mais elaborados e já prontos para o consumo ou serviço.

Por fim, outro insight muito interessante e que vale ser mencionado é o aumento da oferta de produtos feitos com ingredientes ou matérias-primas típicas brasileiras, aproveitadas de diversas maneiras. Aqui se destacaram o coco, castanhas, guaraná, baru, camu-camu, além do já internacionalmente popular açaí. Nesse tópico, o estande da EMBRAPA, por exemplo, promoveu um destaque para as matérias-primas do Brasil, evidenciando novos processos e suas possibilidades de aplicação.

“A forma de se alimentar, seja dentro ou fora do lar, vem sofrendo transformações ao longo dos anos e teve uma aceleração por conta dos desafios impostos pela pandemia e pelos avanços em diferentes setores do Food Service. Para atrair cada vez mais um consumidor exigente e que sabe o que quer, estar por dentro e investir nas tendências listadas faz com que determinados produtos tenham mais destaque, aderência e sejam mais competitivos no mercado diante da concorrência. Trata-se de uma evolução constante que deve ser aprimorada e seguida pelas empresas, de acordo com o perfil do cliente”, finaliza Simone Galante.

Sobre a GALUNION 

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a GALUNION atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

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