Ajinomoto completa cinco anos de apoio ao esporte paralímpico do Brasil
São Paulo, agosto de 2024 – Com mais de 4.400 atletas participantes, os Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta-feira (28), com a expectativa de ver o Brasil quebrando recordes históricos em número de medalhas conquistadas e alcançando a meta de se manter no top 10 do mega evento. A Ajinomoto do Brasil está, desde 2019, entre as empresas que apoiam o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Assim como já ocorreu nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, disputados em 2021, a multinacional japonesa terá em Paris integrantes do Time Ajinomoto, grupo de atletas olímpicos e paralímpicos que integram o Projeto Vitória, iniciativa global de apoio ao esporte. Neste ano, serão quatro integrantes na equipe brasileira: Alana Maldonado, do judô paralímpico; Petrúcio Ferreira e Thiago Paulino, do atletismo paralímpico; e Gustavo Carneiro, do tênis em cadeira de rodas.
O apoio ao esporte paralímpico, contudo, vai muito além dos resultados obtidos nas competições. De acordo com Alessandra Tapi, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Ajinomoto do Brasil, a parceria com o CPB reforça o compromisso da empresa com o incentivo ao esporte e a inclusão social.
“Temos alcançado bons resultados com esta parceria. O nosso programa de educação nutricional ‘Alimentação para Vencer - Kachimeshi®’, que visa levar conhecimento sobre alimentação balanceada para os atletas, e a ambientação do restaurante do Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, oferecem suporte aos atletas e uma aprendizagem contínua, disseminando conhecimento”, afirma.
É justamente neste programa de educação nutricional que está um dos pilares do apoio da Ajinomoto ao esporte paralímpico. “Desde 2019, atletas de diversas modalidades participaram de palestras, passaram a entender como a alimentação pode influenciar no desempenho individual e tirar dúvidas com o time de nutrição da Ajinomoto. Além disso, o material virtual com os conceitos do programa foi disponibilizado para os atletas de diferentes modalidades, visando promover o conhecimento e maior autonomia nutricional”, explica a executiva.
Para reforçar o conteúdo das palestras, os atletas encontram informações por meio de materiais disponíveis no restaurante do CPB: banners explicando o conceito do Kachimeshi® e imagens sobre como montar um prato equilibrado de acordo com o período de treino, além de adesivos na pista, sinalizando os grupos alimentares e como combiná-los. Os materiais foram desenvolvidos para garantir que todos os atletas tenham acesso ao conteúdo.
Investimento dobrado
A experiência de apoiar o esporte paralímpico é uma realidade bem consolidada dentro do Grupo Ajinomoto. Desde 2016, a empresa é uma das patrocinadoras do Comitê Paralímpico do Japão (CPJ), fornecendo alimentação e suplementos alimentares em grandes eventos. Além disso, apoia algumas federações específicas, como futebol para cegos, basquete em cadeira de rodas e natação paralímpica.
Entre o final dos Jogos Tóquio-2020 e início de Paris-2024, a Ajinomoto do Brasil dobrou o valor investido na parceria com o CPB, e a empresa comemora que seu maior retorno é o impacto social que suas ações causam dentro do Centro de Treinamento Paralímpico, como a disseminação de informações sobre o Programa Kachimeshi®.
“Temos como missão contribuir com a saúde da população por meio da tecnologia Aminoscience, a ciência dos aminoácidos, aplicada à alimentação. E como a nutrição faz parte da base da vida das pessoas, focamos em atender ao bem-estar de todos”, afirma Alessandra Tapi.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição, por meio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo - processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões.
Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
Race Comunicação
Tel.: (11) 2894-5607/2548-0720
Marcelo Laguna – Cel.: (11) 99184-7864
Jones Araújo – Cel.: (71) 9347-1217
Maira Manesco – Cel.: (11) 97266-9832