por Abia

Ações contra o desperdício ganham espaço no food service

O desperdício de alimentos em estabelecimentos do food service (bares, restaurantes, lanchonetes etc) está cada vez mais na mira dos empreendedores. Uma pesquisa apresentada no 16º Congresso de Food Service da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), nesta quinta-feira (5/10), revela que 65% das 9.239 unidades entrevistadas estão mais atentas à questão, motivadas, principalmente, pelo aumento do custo dos insumos. 

Ricardo Marques, responsável pela operação da Unilever Food Solutions na América Latina, lembrou que as receitas também vêm mudando. “Estão buscando um aproveitamento maior dos alimentos para descartar menos. São receitas diferentes que reduzem o desperdício e ainda oferecem um resultado satisfatório. Os operadores do food service, a indústria e toda a cadeia estão trabalhando para gerar um impacto positivo”.

A alteração no cardápio tem a ver com a abertura dos operadores para conhecer novos produtos ou ingredientes. A pesquisa intitulada “Alimentação hoje: a visão dos operadores de estabelecimentos do foodservice”, realizada em conjunto pela ABIA, a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e a consultoria especializada Galunion, revela que 89% dos entrevistados estão dispostos a isso. 

Para o Diretor Executivo da ANR, Fernando Blower, a resistência em mudar os cardápios vêm caindo: “Não é tão simples mudar uma receita, muitas cozinhas são autorais, ou seja, são a extensão da personalidade do chefe, e nem todos estão abertos a conhecer novos produtos. Mas a pandemia quebrou muitos paradigmas e hoje as pessoas estão mais receptivas a mudanças, a conhecer novos produtos e introduzir em seus menus”.

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