por Abia

ABIA participa do lançamento do PAM Agro 2021-2023

ABIA participa do lançamento do PAM Agro 2021-2023

O presidente executivo da ABIA, João Dornellas, participou nesta terça-feira (14/9), em Brasília, do lançamento do PAM Agro 2021-2023 (Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro) e falou sobre a sua relevância: “É uma honra representar a indústria brasileira de alimentos neste evento. Sabemos da força do Brasil para produzir alimentos e estamos convictos da qualidade, competitividade e sustentabilidade da nossa produção. Mas é preciso ir além, afinal, 58% de tudo o que é produzido no campo brasileiro passa pela indústria de alimentos e bebidas”. 

A ação, promovida pelo governo federal e um conjunto de 15 entidades ligadas ao setor, terá foco na divulgação de informações sobre a cadeia produtiva na Europa. A preocupação é com a discussão, em alguns países europeus, de propostas legislativas que criam restrições ao comércio com o Brasil. 

Dornellas ressaltou as oportunidades que o programa oferece para o país: “É a grande oportunidade de unirmos forças e competências em prol de um mesmo objetivo: promover a imagem não só do agronegócio brasileiro, mas do alimento produzido no Brasil. Esse novo programa inova em seu modelo de atuação ao contemplar os demais elos da cadeia produtiva, ampliando e fortalecendo a imagem positiva da produção brasileira de alimentos”. 

Presente no lançamento, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou que a promoção da imagem do agronegócio brasileiro é fundamental para combater o “recrudescimento do protecionismo” no comércio internacional. Ele alertou que "percepções equivocadas" sobre os produtos agropecuários brasileiros poderão resultar em barreiras comerciais nos próximos anos contra o Brasil.

O PAM Agro foi lançado em 2017. A segunda fase, lançada hoje, terá foco na elaboração de uma estratégia de comunicação profissional e específica ao público europeu. O programa é liderado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores. Serão promovidos eventos, pesquisas e a divulgação de conteúdos e “mensagens-chave” ao público estrangeiro.

O presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, disse que o programa vai "intensificar o combate contra a desinformação, contra o desconhecimento e contra as distorções” a respeito do agronegócio brasileiro. “Vamos levar a verdade à opinião pública internacional, principalmente a europeia (...) O jogo em que entramos não será fácil nem rápido, mas é o jogo que temos que jogar com consistência caso não queiramos correr o risco de ver passivamente a destruição de um patrimônio”, concluiu.

Link.: Lançamento PAM Agro 2021-2023 - YouTube

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