por Abia

ABIA lança publicação sobre a indústria de alimentos e plataforma que aborda mitos, fatos e fake news

A indústria de alimentos é a maior do setor de transformação do Brasil. Processa 58% de tudo o que é produzido no campo e reúne 38 mil empresas – micro, pequenas, médias e grandes – que produzem cerca de 250 milhões de toneladas de alimentos por ano. São empresas que trabalham com o processamento de alimentos: uma atividade que tem sua origem no período paleolítico, iniciado 2,5 milhões de anos antes de Cristo, com o domínio do fogo, e que vem se desenvolvendo com a evolução das civilizações.

É um setor que investe, em média, R$ 14 bilhões por ano em inovação, pesquisa e desenvolvimento, o que permite a produção dos mais diversificados tipos de alimentos, em diversas categorias. De acordo com dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE) de 2017/2018, 75,1% dos alimentos consumidos no Brasil são processados, considerando uma ampla gama de produtos.

Mas, afinal, o que é o processamento de alimentos? A tecnologia de alimentos é a aplicação da ciência para a seleção, a conservação, a transformação, o acondicionamento e a distribuição de alimentos nutritivos e seguros. Processar o alimento nada mais é do que modificar a sua forma original intencionalmente. O processamento ajuda a tornar os alimentos seguros para consumo, preservando ao máximo suas qualidades nutricionais e sensoriais. Alguns métodos podem até mesmo melhorar a qualidade nutricional ou fazer com que ela não diminua ao longo do tempo de validade do produto.

Poucas pessoas sabem como é a produção de alimentos dentro de uma indústria. Esta foi a motivação para a criação da “Tem Comida, Tem Valor. Indústria de alimentos: ciência, saúde e segurança na mesa dos brasileiros”, uma publicação que reúne informações sobre a indústria e que aborda a história do processamento de alimentos - suas principais finalidades e aplicações -, os profissionais envolvidos, as matérias-primas e ingredientes alimentares, as boas práticas de fabricação que garantem a segurança do alimento e sua essencialidade para a promoção da segurança alimentar, além da sustentabilidade da produção e muitos outros temas.

“Em 2023 a ABIA completa 60 anos. É uma satisfação contribuir para a ampliação do conhecimento sobre um setor tão essencial para a sociedade”, afirma João Dornellas, presidente executivo da Associação.

A publicação revela uma das características mais marcantes da indústria de alimentos: a responsabilidade. “O setor alimentício é altamente regulado e desempenha sua missão de oferecer um grande portfólio de produtos que atendam aos mais diversos estilos de vida, preferências e momentos de consumo, seguindo rígidos padrões de qualidade”, comenta Gustavo Bastos, presidente do Conselho Diretor da ABIA.

Combate à desinformação

Será que o processamento destrói as propriedades nutricionais dos alimentos? Os aditivos alimentares utilizados pela indústria são prejudiciais à saúde? Os alimentos industrializados não são saudáveis? Carne de frango tem hormônio? É comum a disseminação de informações imprecisas, parciais ou até mesmo incorretas sobre os alimentos. Visando esclarecer mitos e fatos, a ABIA criou a plataforma “temcomidatemverdade.com.br”.

Para as dúvidas mais comuns, selecionadas por meio de pesquisa nas redes sociais, a ABIA foi buscar as respostas da ciência e da tecnologia de alimentos. O conteúdo inaugural reúne 20 temas. “É um trabalho que está apenas começando. A ideia é que seja uma plataforma viva, que novas dúvidas sejam incorporadas ao longo do caminho e que possamos trazer as respostas, sempre amparadas na ciência e na tecnologia de alimentos”, conta João Dornellas.

“O cozinhar na indústria é semelhante ao cozinhar em casa: o que muda são as quantidades, a tecnologia – de ingredientes, processos e equipamentos – o controle sanitário e a aplicação das boas práticas de fabricação, além da eficiência na utilização de recursos como água, energia e insumos. Tudo, dentro da fábrica, é rigorosamente calculado, checado, testado e controlado, o tempo todo”, afirma Gustavo Bastos.

Sobre a ABIA

Criada em 1963, a ABIA é a maior representante do setor no País. Fazem parte da associação 110 empresas produtoras de alimentos, bebidas, tecnologias e ingredientes. Indústrias de pequeno, médio e grande portes, presentes em todo o território nacional, brasileiras e multinacionais que, juntas, representam cerca de 80% do setor em valor de produção.

Assessoria de imprensa
FSB Comunicação:
Anna Catharina Siqueira - 21 98119-9193
Gustavo Monteiro – 21 98230-2349

Compartilhar