por Abia

ABIA assina Termo de Compromisso com a CETESB – Logística Reversa de Embalagens

ABIA e outras associações parceiras integrantes da Coalizão Embalagens (ABIR, ABRABE, ASLORE e SINDICERV) , assinaram na quinta-feira (30/09),  Termo de Compromisso de Logística Reversa (TCLR) com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SIMA, para estruturação, implementação e operacionalização de Sistema de Logística Reversa de Embalagens pós-consumo que compõem a fração seca dos resíduos urbanos ou equiparáveis, tais como embalagens de papel/papelão, plástico, alumínio, aço e vidro.  

O Termo de Compromisso é valido apenas para as  empresas aderentes, responsáveis por assegurar a implantação e integral operacionalização do sistema de logística reversa, bem como pelo pleno atendimento às metas de recuperação de embalagens pós consumo no estado.

As metas mínimas de recuperação e reciclagem previstas no Termo são:

 

2021

2022

2023

2024

2025

TAXA DE RECUPERAÇÃO (%)

Papel, Plástico e Aço

22,0

22,5

23,0

23,5

24,0

TAXA DE RECUPERAÇÃO DO VIDRO (%) –

com inclusão do retornável

22,0

22,5

23,0

23,5

24,0

TAXA DE RECICLAGEM (%)

(PARA AS LATAS DE ALUMÍNIO)

95

95

95

95

95

Clique aqui e acesse o extrato do Termo de Compromisso, publicado no sítio eletrônico da CETESB.

Lembramos que estão sujeitas à Logística Reversa de Embalagens pós-consumo no estado de São Paulo as empresas que fabricam ou sejam responsáveis pela importação, distribuição ou comercialização de produtos em embalagens no estado de São Paulo, licenciadas pela CETESB por meio do licenciamento ordinário. Essas empresas devem apresentar Plano individual à CETESB ou aderir a algum Termo de Compromisso firmado.

Caso sua empresa esteja interessada em aderir ao Termo de Compromisso assinado pela ABIA, entre em contato pelo e-mail [email protected] para mais informações.

Compartilhar