Em 2024, foi deliberado pelo Conselho Diretor da ABIA a criação de uma entidade gestora de Logística Reversa de Embalagens pós-consumo das indústrias associadas. Nasce, em 2025 o Instituto ABIA de Meio Ambiente, uma associação civil sem fins lucrativos, que tem a ABIA como uma de suas fundadoras.

O Instituto será responsável pela apresentação e gerenciamento dos planos de logística reversa para recuperação de embalagens das associadas, além de reportar os resultados ao Ministério do Meio Ambiente e aos órgãos estaduais de meio ambiente. Suas atividades incluirão parcerias com organizações de catadores e melhoria de sua infraestrutura, transferência de conhecimento para o poder público e ações de educação ambiental, em linha com as exigências do Decreto Federal nº 11.413/2023.

Com a criação do Instituto, busca-se aumentar a segurança jurídica e compliance das associadas com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e demais normativas vigentes sobre o tema, especialmente para a concessão e manutenção das Licenças de Operação das unidades fabris.